
Produtores brasileiros superam recordes e recebem reconhecimento internacional
Nos últimos anos, o Brasil vem conquistando espaço de destaque nos principais concursos internacionais de azeite de oliva. Na edição 2026 do Flos Olei, guia italiano conhecido como o “Oscar dos azeites”, nove rótulos nacionais foram listados entre os 100 melhores do mundo. Sete deles são do Rio Grande do Sul e dois de Minas Gerais, mostrando a força e diversidade da produção brasileira.
Entre os destaques, dois azeites bateram recordes históricos. O Sabiá, com impressionantes 98 pontos, atingiu a maior nota já registrada por um rótulo brasileiro na publicação. A avaliação foi feita entre 831 amostras às cegas, analisando critérios como frutado, amargor, picância, equilíbrio, persistência, complexidade e ausência de defeitos sensoriais, além de práticas de manejo, colheita, métodos de extração e certificações.
“Estar entre os melhores azeites do mundo é a recompensa pelo nosso trabalho diário e a prova de que o Brasil também produz azeites de excelência”, celebra Bia Pereira, sócia do Azeite Sabiá.
Lançada em 2020 por Bia Pereira e Bob Costa, a marca já acumula 165 prêmios nacionais e internacionais. Produzido em Santo Antônio do Pinhal (SP) e no Rio Grande do Sul, o Sabiá é o único azeite brasileiro com produção em dois estados, consolidando-se entre a elite global do setor.
Outro exemplo de sucesso é a Estância das Oliveiras, de Viamão (RS), que se destacou no Olivinus – International Extra Virgin Olive Oil Competition, em Mendoza, Argentina. Todos os oito azeites enviados foram premiados: seis receberam a máxima distinção Gran Prestigio Oro e dois, Prestigio Oro. Inovando, a marca também inscreveu o Azeite KIDS, blend suave para crianças, que conquistou a medalha máxima.
“Cada medalha representa mais do que um título: é a validação de um sonho considerado impossível por muitos”, comenta Lucídio Morsch Goelzer, fundador da Estância.
Somente na safra de 2025, a Estância das Oliveiras acumulou 108 premiações, ultrapassando 250 conquistas desde 2019. Em 2024, foi eleita pelo EVOO World Ranking como o azeite mais premiado do Brasil e o quinto mais premiado do mundo.
O sucesso de produtores como Sabiá e Estância das Oliveiras não apenas coloca o Brasil no mapa global da olivicultura, mas também demonstra que o país inova e dita tendências de qualidade, mostrando que a excelência brasileira em azeites já compete de igual para igual com referências históricas do setor.
Escrito por Compre Rural
VEJA MAIS:
- Como implementar boas práticas de manejo de pastagem
- Quarto de Milha x Puro-Sangue Inglês: quem ganha a batalha pela coroa da velocidade?
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.