Edição 2024 do selo Produtos Premium Origem e Qualidade RS certifica 21 azeites de oliva extravirgem; Cerca de 40 mil garrafas seladas estarão disponíveis aos consumidores.
Vinte e um azeites de oliva extravirgem produzidos por 10 marcas gaúchas foram certificados na edição 2024 do selo Produtos Premium Origem e Qualidade RS. A distinção, oferecida pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), em parceria com Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), estará presente em cerca de 40 mil garrafas da atual safra. Confira a lista completa.
“Nosso selo valoriza a dedicação e o empenho dos olivicultores do Rio Grande do Sul em garantir produtos de alta qualidade. Ele atesta não apenas a excelência no sabor e na pureza do azeite, mas também a autenticidade da sua origem, agregando valor ao produto e reforçando a confiança dos consumidores”, destaca a titular da Sict, Simone Stülp.
Assim como nas edições anteriores, os azeites da safra 2024 passaram por critérios rigorosos de comprovação de procedência e qualidade, que incluíram análises físico-químicas, sensoriais e documental.
O processo de certificação contou com a parceria do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), único laboratório de análise sensorial de azeite no Brasil reconhecido pelo Conselho Oleícola Internacional (COI). Isso permitiu o cumprimento dos padrões de qualidade exigidos, com o fornecimento de infraestrutura adequada para a realização da análise sensorial e a continuidade no treinamento dos painelistas.
Os consumidores poderão encontrar as garrafas seladas em lojas de e-commerce, nas redes sociais das marcas, em alguns supermercados e em lojas especializadas. Além disso, estarão disponíveis na Feira do Azeite Gaúcho, realizada no pátio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) todo primeiro e terceiro sábados de cada mês. A Seapi fica na Av. Getúlio Vargas, 1.384, Menino Deus, Porto Alegre.

Programa Produtos Premium
O programa Produtos Premium é coordenado pela Sict e atua em diversos setores produtivos do estado, como o azeite de oliva, a carne bovina, a carne de cordeiro e a cachaça. O objetivo é estimular e sensibilizar empreendedores sobre a importância estratégica da agregação de valor aos produtos como uma forma de diferenciação em relação à competição por preço e qualidade, centrada, normalmente, na redução de custos e na produção em grande escala.
Com Por Ascom Sict
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Boi gordo vale R$ 325/@ com aumento de 50% das exportações, enquanto frigoríficos dão férias
Mesmo com negociações travadas no mercado interno e férias coletivas na indústria, o forte ritmo das exportações sustenta a arroba do boi gordo e evita uma queda mais acentuada dos preços no fim de 2025.
Aprosoja critica PLP que reduz incentivos fiscais e alerta para alta nos custos de produção de soja
Entidade afirma que corte de 10% nos benefícios tributários transfere o ajuste fiscal ao produtor de soja, pressiona a cadeia de alimentos – aumentando os custos de produção – e pode impactar o preço da comida no Brasil
Exportações de carne bovina crescem 50% em novembro e país pode ter novo recorde histórico
Alta expressiva em volume e receita nas exportações de carne bovina , liderança da China e diversificação de mercados consolidam o país como fornecedor estratégico de carne bovina no cenário global
Alerta: Semana do Natal vai ter temporal, chuva de mais de 200 mm e calor; veja a previsão por região
Massa de ar quente, frente fria no Sul e altos volumes de chuva devem marcar o período entre 22 e 26 de dezembro, com risco de temporais, alagamentos e calor intenso em grande parte do Brasil nesta semana de Natal
Começou: Veja como fica a previsão do tempo para esse verão, segundo o Inmet
Estação do verão será marcada por calor acima da média, chuvas irregulares em parte do país e maior influência de sistemas regionais, com impactos diretos na agropecuária e nos reservatórios
Continue Reading Começou: Veja como fica a previsão do tempo para esse verão, segundo o Inmet
Exportações de carne bovina brasileiras devem atingir 3,5 milhões de t em 2025, calcula Abiec
Além do volume ser um recorde histórico nas exportações de carne bovina, em receitas as vendas externas da proteína atingiriam US$ 17 bilhões, estima a associação





