Barista campeão no preparo de café embarca para mundial na Coreia do Sul

Caio Lucena, de Santos (SP), irá representar o Brasil, em dezembro, em Seul, no Campeonato Mundial de Aeropress em disputa com mais de 70 países.

O Campeonato Brasileiro de Aeropress é realizado há uma década no País, desde 2015 e, neste ano, na celebração de dez anos, o Festival Santos Café recebeu – em julho – a edição comemorativa, que teve o competidor Caio Lucena, barista da Revo Manufactory, de Santos (SP), como campeão. Desde então Caio vem se preparando para um momento importante da carreira: a disputa do Campeonato Mundial da categoria. A vitória dá direito a ele representar o Brasil na etapa internacional.

Caio Lucena embarca para a Coreia do Sul no dia 29 de novembro para levar o Brasil à competição, que acontece nos dias 05 e 06 de dezembro, na cidade de Seul. Lá ele receberá o café – até então desconhecido – e terá um tempo curto para testá-lo e, assim, enfrentar os competidores da sua rodada.

Especialista aponta técnica para otimizar produção de gado em 500 hectares
Caio Lucena durante competição em julho, em Santos

A Aeropress é um método de preparo que foi criado por Alan Adler, um engenheiro norte-americano, famoso por ter inventado também o brinquedo “Anel Voador, Aerobie”. 

O método foi lançado em 2005, nos Estados Unidos, e, depois de vários protótipos, rapidamente se tornou um método popular e versátil para preparar café. Adler buscava uma forma de extrair um café mais intenso e com textura de um coado, mas de forma mais eficiente e prática para levar para qualquer lugar. E, assim, desenvolveu a Aeropress, que utiliza pressão de ar para extrair o café, resultando numa bebida mais encorpada e saborosa.

Juízes provando os cafés durante competição nacional em Santos

O formato do campeonato de Aeropress pelo mundo ocorre da seguinte forma: a cada rodada, três concorrentes têm cinco minutos para preparar, extrair e servir cafés usando o método Aeropress. Um grupo de juízes então prova os cafés às cegas – antes de apontar para a sua bebida favorita da rodada – isso tudo sem saber quem preparou cada café. Neste ano participam 70 países.

O campeonato é bem descontraído. A melhor receita vai passando de fase até chegar ao campeão. Neste ano, no nacional, o café utilizado foi da torrefação Rei do Café, da Fazenda Santa Mônica (Eldorado) – Ibiraci/MG – da região da Alta Mogiana. A variedade é um catuaí vermelho 99.

Mayonn Del Sant participou do Campeonato Campeão dos Campões e irá para Coreia do Sul como coach do Caio

Caio não irá sozinho para esta missão. No mês de setembro, em comemoração aos 10 anos do Campeonato Brasileiro de Aeropress, foi realizado, no Espírito Santo, durante o Coffees, a competição Campeão dos Campeões – por Aeropress Brasil, na qual foi reunida todos os campeões de Aeropress da história do Brasil. O barista Mayonn del Sant, de Curitiba (PR) foi o campeão. Como prêmio ele ganhou a ida também à Coreia do Sul e estará no suporte e treinamento de Caio Lucena. Integra o time Brasil também Mariana Proença, jornalista, especialista em café e realizadora do Campeonato Brasileiro de Aeropress. 

Caio Lucena e Mariana Proença, organizadora da competição no Brasil

O time Brasil está empenhado e animado com a oportunidade. “Sabemos do potencial do nosso país no setor do café e iremos com toda a estrutura para poder ficar entre os melhores do mundo nessa competição, que dá oportunidade de integração entre diversas culturas da bebida num grande mercado que é a Coreia do Sul para cafés especiais”, explica Mariana Proença.

As marcas que estão apoiando o Time Brasil na Coreia do Sul são Coopervass, Sabino Torrefação, Del Sant Coffee, Rei do Café, Coffees, Flavors e Café Logo Existo.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM