Barragem de hidrelétrica rompe no sudeste do Tocantins e dispara alerta

Barragem em Ponte Alta do Bom Jesus (TO) sofre ruptura parcial. Nível da água sobe e ribeirinhos deixam casas. Veja a situação e alertas da região.

Uma operação de monitoramento foi iniciada nesta sexta-feira (19) em Ponte Alta do Bom Jesus, sudeste do Tocantins, após o registro de uma ruptura parcial na barragem da Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Surreal. Embora o empreendimento seja particular e ainda esteja em fase final de construção — ou seja, sem operação ativa —, o incidente provocou a elevação do nível da água na região.

De acordo com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, a falha ocorreu no vertedouro, mecanismo usado para controle de vazão. Durante uma manobra de fechamento, abriu-se uma fenda de aproximadamente dois metros na crista (o topo da estrutura). Isso resultou no escoamento não planejado de água para a área a jusante (rio abaixo).

Não há registros de feridos ou danos estruturais a imóveis até o momento. No entanto, a situação gerou impactos na rotina local:

  • População: Moradores ribeirinhos da zona rural deixaram suas casas preventivamente devido à subida das águas. O número exato de afetados ainda está sendo levantado.
  • Trânsito: A rodovia TO-110 passou por avaliação técnica, mas não precisou ser interditada e segue com tráfego normal, sob monitoramento.

Uma força-tarefa envolvendo o Naturatins, Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está no local. A Polícia Civil (103ª DP) já instaurou inquérito para apurar as causas, identificar responsabilidades e verificar a existência de crimes ambientais. Perícias técnicas foram requisitadas para embasar a investigação.

O Corpo de Bombeiros mantém o alerta para que a população evite áreas próximas ao curso d’água enquanto o nível do rio estiver instável.

VEJA MAIS:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM