“Bife das abelhas” salva apiários no Nordeste

“Bife das abelhas” salva apiários no Nordeste

PARTILHAR
Foto: Reprodução / Rede Globo

Custo para alimentar abelhas durante período mais crítico do ano para os produtores de mel é de somente R$ 12 por colmeia, ideia é de zootecnista.

Uma ração para abelhas desenvolvida no Rio Grande do Norte está garantindo a sobrevivência de enxames na região até mesmo no período de seca, quando normalmente os insetos abandonam as colmeias. O produto, conhecido como “bife”, é barato e fácil de preparar. E não foi só pelo formato que a ração ganhou esse apelido: o interesse do enxame sugere que, para as abelhas, ele possa ser o equivalente a um filé mignon.

“Bife das abelhas” foi desenvolvido no Campus do Instituto Federal Pau dos Ferros, que fica entre os estados do Rio Grande do Norte e Ceará. O trabalho é fruto das pesquisas da tese de doutorado do Professor e Pesquisador Antônio Abreu, que também atua como Coordenador do Curso Técnico em Apicultura. O produto consiste em um alimento saudável e rentável para este animal de fundamental importância para a vida humana no planeta: as abelhas.

O Programa Globo Rural foi ao ar mostrando o trabalho, confira abaixo, caso esteja interessado na receita, estará logo abaixo.

Foto: Divulgação

Confira a receita para o Bife das Abelhas

Para a formulação do bife das abelhas (ração), utiliza-se uma mistura proteica composta de extrato de soja, que trata-se de um alimento funcional rico em proteínas (41,8%), e em aminoácidos essenciais para as abelhas, como isoleucina, leucina, lisina, metionina, treonina, triptofano e valina, além da albumina de ovo em pó, que contém 89,91% de proteína bruta, na proporção de 79,44%: 20,56%, respectivamente.

Essa mistura recebe a adição de um xarope de água e açúcar na proporção de 81,7% da mistura proteica e 18,3% do xarope de água e açúcar, perfazendo a ração pastosa com 25% de proteína bruta. O xarope usado é composto de 50% de água, 50% de açúcar cristal e 5ml de essência de baunilha por litro de xarope.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.