O motivo é o alto nível de comprometimento dos recursos disponíveis para a linha, mesma razão que levou ao bloqueio de novas contratações no Moderfrota.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) suspendeu o protocolo de pedidos de financiamentos no Programa ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono) desde o dia 5 de novembro. O motivo é o alto nível de comprometimento dos recursos disponíveis para a linha, mesma razão que levou ao bloqueio de novas contratações no Moderfrota (máquinas agrícolas) e no PCA (investimentos em armazenagem) nas últimas semanas.
A suspensão do ABC vale para financiamentos de investimentos para recuperação de pastagens, plantio direto, tratamento de dejetos, fixação de nitrogênio, cultivo de florestas, produção em sistemas integrados, além do cultivo orgânico, de dendê e de culturas permanentes sustentáveis.
As linhas Inovagro e Moderagro também estão suspensas pelo BNDES. O banco ainda recebe pedidos de financiamentos via Moderinfra e Prodecap-agro e Prodecoop, para as cooperativas. Também está aberto às operações sem equalização federal do BNDES Crédito Rural.
- Qual será o preço da arroba do boi gordo em 2026? Valor pode chegar a R$ 400/@?
- Por que todo ano temos de discutir o Plano Safra, questiona Tarcísio
- Marco Temporal: entenda o que está em jogo na disputa entre STF e Congresso
- Produtores enfrentam endividamento e precisam redobrar atenção às regras do crédito rural em 2026
- Projeto social estimula autonomia financeira de mulheres no Rio
O BNDES deve reabrir algumas linhas para novas contratações em breve, informaram executivos do banco ao Valor na semana passada. A instituição faz as contas do saldo disponível para operações equalizadas e quer suplementar a linha sem subvenção para atender à demanda aquecida por investimentos nessa safra.
As informações são do Valor Econômico.