
“Esta alta foi superior à de 2020, quando a cotação subiu 33,6%”, diz a Scot, lembrando que, naquele período, vivia-se um processo de retenção de matrizes. E, neste ano de 2024, o abate de matrizes foi recorde.
A arroba do boi gordo registrou, em São Paulo – praça referência de preços do País -, a maior alta nominal em 2024 de cinco anos para cá, com 35,6% de janeiro a dezembro, informou hoje a Scot Consultoria, em relatório sobre o mercado. “Esta alta foi superior à de 2020, quando a cotação subiu 33,6%”, diz a Scot, lembrando que, naquele período, vivia-se um processo de retenção de matrizes. E, neste ano de 2024, o abate de matrizes foi recorde.
A Scot comenta ainda que, em termos reais, com preços deflacionados pelo IGP-DI, 2024 foi o ano de maior ajuste desde 2011, com aumento, de janeiro a dezembro, de 26,2%.
“Considerando a média anual de preços deflacionados, porém, o preço médio aumentou 0,1% e o ajuste real em 2024 foi puxado, principalmente, pela recuperação na cotação no último trimestre”, ressalta a consultoria.
Em relação a perspectivas para 2025, o relatório adverte que, no primeiro trimestre, será preciso entender como a oferta de vacas vai se comportar, “uma vez que há melhor suporte das pastagens e menor necessidade de venda”, comenta, acrescentando que tal situação foi “diferente da virada de 2023 para 2024”. Ainda sobre as pastagens, a Scot diz que, ao longo do ano que vem, com chuvas que vêm caindo bem desde outubro de 2024, “há qualidade e condição para que a oferta de boiadas no começo de 2025 seja menos intensa do que em um passado recente”, dada a tendência de o pecuarista reter os animais no pasto em boas condições, na chamada engorda barata. “Tal situação deve prolongar a oferta de boiadas da ‘safra de capim'”, diz a Scot.
Outra questão a ser levada em conta será qual o ímpeto do consumidor brasileiro, que deverá estar menos capitalizado neste período, e se a exportação ganhará novo fôlego, “podendo compensar, com um dólar acima de R$ 6, a morosidade esperada no mercado interno”.
Já para o restante do ano, a expectativa é de crescimento de 0,7% no volume de carne bovina exportada em 2025. “Pode parecer pouco, mas considerando um crescimento sobre um volume recorde, o contexto é excelente”, destaca a Scot. “Após dois anos de intenso abate de fêmeas, o rebanho bovino e a produção de carne bovina deverão diminuir”, projeta.
“Em resumo, há a perspectiva de um ano menos ofertado em 2025 e com uma demanda, ao menos a externa, aquecida para a próxima temporada”, conclui a Scot Consultoria.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Abitrigo elege Daniel Kümmel como presidente do Conselho Deliberativo
Kümmel ocupa, atualmente, o cargo de CEO no Moinho Arapongas, no Paraná. Anteriormente, já havia presidido o Sindicato da Indústria do Trigo do Estado do Paraná (Sinditrigo-PR) por dez anos.
Continue Reading Abitrigo elege Daniel Kümmel como presidente do Conselho Deliberativo
ILPF: a revolução verde que une lavoura, pecuária e floresta
Hoje, o Brasil é uma referência global em ILPF, com mais de 17 milhões de hectares adotando alguma modalidade de sistema integrado.
Continue Reading ILPF: a revolução verde que une lavoura, pecuária e floresta
Empresa parceira da MF Rural oferta crédito rural com juros a partir de 2% ao ano
SG Agronegócio, parceira da MF Rural, já liberou R$ 1,2 bilhões de recursos para o setor; empresárias são especialistas em crédito rural para compra de imóvel rural e outras operações com juros a partir de 2% a.a.
Continue Reading Empresa parceira da MF Rural oferta crédito rural com juros a partir de 2% ao ano
Agro em colapso? Grande produtor denuncia situação crítica no campo
José Donizete Paifer, referência do agronegócio brasileiro fala sobre o aumento dos preços dos alimentos e endividamento dos produtores rurais; ‘custo Brasil’ está cobrando seu preço
Continue Reading Agro em colapso? Grande produtor denuncia situação crítica no campo
Safra da laranja 2025/26: Fundecitrus fará anúncio de estimativa no dia 9 de maio
O evento será realizado às 10 horas, com recepção às 9h30, no auditório do Fundecitrus. Haverá transmissão ao vivo.
Continue Reading Safra da laranja 2025/26: Fundecitrus fará anúncio de estimativa no dia 9 de maio
CMN regulamenta ampliação do Minha Casa, Minha Vida para classe média
Em reunião extraordinária nesta quarta-feira (30), o Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentou a ampliação do Minha Casa, Minha Vida para famílias de classe média.
Continue Reading CMN regulamenta ampliação do Minha Casa, Minha Vida para classe média