O acordo para o retorno das conversas sobre o chamado “Anexo C” do Tratado de Itaipu foi fechado em reunião ocorrida nesta segunda-feira.
Chanceleres do Brasil e Paraguai concordaram em retomar, na primeira quinzena de dezembro, as negociações para rever as condições financeiras de comercialização de energia da usina hidrelétrica binacional de Itaipu, disse o Ministério das Relações Exteriores nesta segunda-feira.
Segundo o comunicado, o acordo para o retorno das conversas sobre o chamado “Anexo C” do Tratado de Itaipu foi fechado em reunião ocorrida nesta segunda-feira entre os ministros das Relações Exteriores dos dois países, na qual o brasileiro Mauro Vieira apresentou esclarecimentos solicitados pelo governo paraguaio sobre “ações da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) relativas ao Paraguai”, entre junho de 2022 e março de 2023.
O caso, ocorrido durante o governo de Jair Bolsonaro e relacionado a negociações sobre a hidrelétrica, chegou a suspender as conversas sobre o novo acordo financeiro depois de as partes já terem firmado uma espécie de “pré-acordo” em 2024, que envolvia, entre outros pontos, uma redução da tarifa da energia da usina para os consumidores brasileiros a partir de 2026.
“O ministro Ramírez Lezcano recebeu o relatório confidencial e as explicações oferecidas por seu homólogo e, após um intercâmbio de pontos de vista, manifestou que o governo paraguaio dava por concluído o assunto”, diz a nota da pasta.
Fonte: Reuters
VEJA TAMBÉM:
- Agro: exportações brasileiras para os Estados Unidos registram queda de 31,3%
- Agrural: Plantio de soja do Brasil chega a 71%; chuvas seguem irregulares
- Oferta prevalece, e preço do feijão segue em queda
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.