Brasil ganha inovação nutricional para equinos de alta performance 

Guabi lança produto inédito cientificamente desenvolvido para atender às exigências nutricionais de todos os tipos de cavalos, inclusive os com Síndrome Metabólica Equina.

Já está disponível no mercado brasileiro o primeiro produto para atender às necessidades nutricionais de todas as categorias de equinos de alta performance, inclusive dos cavalos com Síndrome Metabólica Equina (SME): a ração Guabitech L-Carb, da Guabi Nutrição e Saúde Animal — única do País a incluir em sua composição o complexo de aminoácidos L-carnitina. A SME é uma condição endócrina que afeta a capacidade de regular os níveis de insulina no sangue, caracterizada por obesidade, resistência à insulina e laminite (doença nos cascos).

“A SME é um dos grandes desafios da equinocultura moderna. Vem sendo cada vez mais diagnosticada nos últimos anos e sofre influência tanto da genética quanto do manejo e da dieta dos cavalos. Por isso, a Guabi, reconhecida como uma empresa inovadora, mais uma vez é pioneira ao oferecer uma solução com nutrientes que suprem a necessidade dos cavalos de alto rendimento com segurança”, explica o zootecnista Sigismundo Fassbender, gerente de produtos de equinos da Guabi.

Funrural e Senar: arrecadação supera R$713 milhões com a venda de boi gordo no primeiro trimestre

Fruto de seis anos de pesquisas e desenvolvimento, que envolveram mais de 200 cavalos, a Guabitech L-Carb auxilia na prevenção da ocorrência de doenças metabólicas. A nova ração foi formulada pelos especialistas do departamento técnico de equinos da Guabi com alta concentração de fibra digestível, óleo, L-carnitina, cromo orgânico e simbióticos (relação entre probióticos que ajuda na saúde e bem-estar da microbiota). O L-Carb é indicado para animais com SME ou com tendência para essa patologia. “O diagnóstico de SME é feito por médicos-veterinários a partir da avaliação física de escore corporal, acúmulo de gordura no pescoço e linhas no casco, além de exames de sangue (dos níveis de glicose e insulina)”, detalha o especialista.

A Guabitech L-Carb oferece: baixo teor de amido para controlar os níveis de açúcar no sangue; fibra de alta qualidade para uma digestão saudável; 100% de extrusão para garantir alta digestibilidade e absorção; altos níveis de extrato etéreo que contribuem para a saúde geral; e adição de L-Carnitina para melhorar a eficiência energética e reduzir a gordura corporal. Os cavalos que incorporam a nova ração da Guabi em sua alimentação obtêm menores picos glicêmicos e de insulina, redução do risco de laminite, controle do peso corporal, aumento da energia e vitalidade, e ainda benefícios à saúde do animal.

Benefícios

“Nos últimos anos, têm sido propostas modificações nos sistemas de alimentação dos equinos, principalmente dos cavalos atletas, que demandam maior incremento calórico nas dietas. Isso torna essencial o uso de fibra digestível e óleos nos concentrados para garantir a alta performance, mantendo a saúde gastrointestinal e o bem-estar destes animais”, destaca o zootecnista. Ele explica que a Guabitech L-Carb apresenta uma redução da quantidade de carboidratos solúveis, acompanhados da maior inclusão de fibras e óleo, o que diminui os picos de glicose e insulina no sangue.

Os óleos incorporados à dieta reduzem o tempo de passagem dos carboidratos solúveis para o intestino grosso, favorecendo a microbiota e mantendo a entrega de energia equilibrada. “Dietas ricas em forragens digestíveis promovem a recuperação dos padrões naturais de digestão e de produção de vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B12, que é produzida exclusivamente pela microbiota intestinal e é essencial para a formação das hemácias, responsáveis pelo transporte de oxigênio no organismo”, observa Fassbender.

Além disso, o gerente da Guabi enfatiza que a inclusão da L-carnitina promove melhora no metabolismo das gorduras e o cromo orgânico aumenta a sensibilidade à insulina, auxiliando a suprir os nutrientes necessários para animais com SME. “Até então, era comum diminuir a ração ou tratar a síndrome com outros produtos. Só que os cavalos engordam muito com ração convencional, alguns ganham peso e aumentam a circunferência do pescoço, o que aumenta a chance de desenvolver a Síndrome Metabólica Equina”, comenta.

Resultados após o uso da Guabitech L-Carb em cavalos indicaram aumento da produção da vitamina B12, indicativo de imunidade, e redução de interleucinas, o que minimiza processos inflamatórios. A inovação nutricional da Guabi foi lançada no Encontro Brasileiro de Reprodução Equina (ENBREQUI), em maio deste ano, e o resumo do trabalho sobre o produto realizado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) por Fassbender foi apresentado na XXV Conferência Anual ABRAVEQ (Associação Brasileira dos Médicos-Veterinários de Equídeos), em Gramado (RS), entre 3 e 5 de julho. No site da Guabi (guabi.com.br) é possível acessar todos os artigos sobre os estudos científicos que embasaram a formulação do L-Carb.

Sigismundo Fassbender, gerente de produtos de equinos da Guabi, apresentou resumo do trabalho sobre o L-Carb realizado na UFPE na XXV Conferência Anual ABRAVEQ.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM