
O destaque absoluto ficou para Santa Catarina, responsável por cinco das dez vencedoras
Entre os dias 4 e 9 de agosto, Florianópolis foi palco de um dos mais prestigiados eventos do setor cervejeiro: o Brasil Cup, apelidado de “Oscar das Bebidas”. Reunindo jurados de 16 países, o concurso distribuiu medalhas de ouro, prata e bronze a dezenas de rótulos e, na cobiçada categoria The Best of Show, elegeu as 10 melhores cervejas da América Latina, todas elas produzidas no Brasil.
O destaque absoluto ficou para Santa Catarina, responsável por cinco das dez vencedoras: (048) Witbier, Audrey Doll, Hop Sour, (048) Imperial Stout Banana, Canela e Baunilha e Puma German Lager. As demais posições foram preenchidas por cervejarias do Espírito Santo, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
As campeãs do “The Best of Show” 2025
- (048) Witbier – Belgian-Style Witbier | Cervejaria 048 (SC)
- O Julgamento Selvagem – Other Belgian-Style Ale | Cervejaria Três Santas (ES)
- Audrey Doll – Wood-And Barrel-Aged Beer | Stannis Cervejaria (SC)
- Strong Dark Amburana – Brazilian Beer com Madeira | Hank Bier (PR)
- Sour Pitaya e Maracujá – Catharina Sour | Cervejaria Campos do Jordão S.A. (SP)
- Hop Sour – American-Style Sour Ale | Opa Bier (SC)
- (048) Imperial Stout Banana, Canela e Baunilha – Dessert/Pastry Stout | Cervejaria 048 (SC)
- Tá Fit – Gluten-Free Beer | Naipe Brew (MG)
- Puma German Lager – International-Style Pilsener | Cervejaria Unika (SC)
- La Birra Fermentação Mista 02 – Contemporary Belgian-Style Spontaneous Fermented Ale | Cervejaria La Birra (RS)
Além do ranking principal, o Brasil Cup também reconheceu cervejarias pelo porte de produção. No segmento grande porte (acima de 200 mil litros/mês), o título ficou com a Salva Craft Beer (RS). Entre as de médio porte (30 mil a 200 mil litros/mês), a vencedora foi a Stannis (SC). Já no pequeno porte (até 30 mil litros/mês), a Hank Bier (PR) levou o troféu.
Duas categorias especiais completaram a premiação: Brewpub (produção e venda no mesmo local), conquistada pela Três Santas (ES), e Cigana (produção terceirizada), que teve como campeã a Estrella Galícia (SP).
Com mais de 2,5 mil amostras inscritas, o evento reforça não apenas a diversidade e qualidade da cerveja nacional, mas também o protagonismo do Brasil no cenário latino-americano da bebida.
Escrito por Compre Rural
VEJA MAIS:
- Com fortuna de US$ 7 bilhões, a mulher mais rica do agro vive sem “ostentar”
- Seca dá trégua e EUA iniciam corrida para reconstruir rebanho bovino
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.