Caso todos sejam aprovados, as conversas de possíveis embarques passam para a iniciativa privada. Veja o que impacta no mercado interno!
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou na quinta-feira (23/5) que a pasta está enviando uma lista de 30 plantas de frigoríficos de bovinos, suínos, aves e uma de asininos para serem analisadas pelas autoridades chinesas para habilitação. Segundo a ministra, destas 30 plantas, seis já passaram na vistoria, mas ainda precisam ser habilitadas pela China. Caso sejam aprovadas, as conversas de possíveis embarques passarão para a iniciativa privada, de empresa para empresa.
A ministra divulga em coletiva de imprensa o balanço da missão oficial realizada à Ásia em maio, quando visitou China, Japão, Vietnã e Indonésia. Segundo ela, os chineses pediram que o Brasil enviasse a eles até esta quinta-feira uma lista com 20 plantas.
Segundo ela, como seis já tinham passado pela vistoria, o governo brasileiro resolveu mandar 30 plantas, em vez de 20.
Tereza Cristina ainda afirmou que espera receber uma resposta da China em 30 dias, mas ressalvou que a data não ficou acertada. De acordo com o ministério, atualmente são cerca de 50 plantas habilitadas a exportar para China, 6 de bovinos, 9 de suínos, e entre 37 ou 39 de aves.
- Linguiça de Bragança Paulista poderá ser vendida em todo o País com Sisbi
- Governador Tarcísio anuncia Geraldo Melo Filho como novo secretário de Agricultura e Abastecimento
- Tania Zanella é primeira mulher a ocupar a presidência executiva do Sistema OCB nacional
- Fim da jornada 6×1 compromete produção de alimentos no Brasil, afirma Sistema FAEP
- Qual insumo é o mais competitivo? Veja onde cortar gastos no agro
Fonte: Estadão Conteúdo