Caso todos sejam aprovados, as conversas de possíveis embarques passam para a iniciativa privada. Veja o que impacta no mercado interno!
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou na quinta-feira (23/5) que a pasta está enviando uma lista de 30 plantas de frigoríficos de bovinos, suínos, aves e uma de asininos para serem analisadas pelas autoridades chinesas para habilitação. Segundo a ministra, destas 30 plantas, seis já passaram na vistoria, mas ainda precisam ser habilitadas pela China. Caso sejam aprovadas, as conversas de possíveis embarques passarão para a iniciativa privada, de empresa para empresa.
A ministra divulga em coletiva de imprensa o balanço da missão oficial realizada à Ásia em maio, quando visitou China, Japão, Vietnã e Indonésia. Segundo ela, os chineses pediram que o Brasil enviasse a eles até esta quinta-feira uma lista com 20 plantas.
Segundo ela, como seis já tinham passado pela vistoria, o governo brasileiro resolveu mandar 30 plantas, em vez de 20.
Tereza Cristina ainda afirmou que espera receber uma resposta da China em 30 dias, mas ressalvou que a data não ficou acertada. De acordo com o ministério, atualmente são cerca de 50 plantas habilitadas a exportar para China, 6 de bovinos, 9 de suínos, e entre 37 ou 39 de aves.
- Bom de sela ou bom de marcha: qual é a diferença?
 - Golpe contra o campo? Norma do CMN sabota MP que ajudaria produtores endividados
 - STF forma maioria para manter lei de MT que veda benefício fiscal a integrantes da Moratória da Soja
 - Única mina de potássio em operação no Brasil agora é controlada pela VL Holding
 - Brasil semeou 47,1% da área prevista para soja 2025/26 e 42,8% de milho verão
 
Fonte: Estadão Conteúdo