
“No momento, estamos cuidando da indústria avícola”, disse o diretor veterinário do Brasil, Marcelo Mota, à Reuters.
O Brasil ainda não testou vacas para gripe aviária, apesar de centenas de casos no rebanho leiteiro dos EUA, porque está se concentrando em surtos em aves após o primeiro caso confirmado em uma fazenda neste mês, disse o veterinário-chefe do país na terça-feira.
O Brasil, maior exportador de frango do mundo, confirmou seu primeiro surto de gripe aviária altamente patogênica , comumente chamada de gripe aviária, em uma granja avícola no início deste mês, o que levou à proibição de vários grandes importadores.
A gripe aviária levou ao abate de centenas de milhões de aves ao redor do mundo nos últimos anos e afetou um grande número de mamíferos, incluindo mais de mil vacas leiteiras nos Estados Unidos , levantando preocupações de que ela poderia sofrer mutação para uma forma transmissível entre humanos.
“No momento, estamos cuidando da indústria avícola”, disse o diretor veterinário do Brasil, Marcelo Mota, à Reuters, durante a sessão geral da Organização Mundial de Saúde Animal, em Paris.
A indústria pecuária não é muito grande na região e o Brasil cria principalmente vacas para corte, não para produção de leite, que se mostraram mais vulneráveis ao vírus, disse Mota.
“O manejo do rebanho é diferente e por isso também faz parte das nossas decisões neste momento não considerar a situação como prioridade”, disse Mota. “Não queremos levantar preocupações onde não temos problemas”, acrescentou.
A forte biossegurança nas últimas duas décadas e a concentração ao longo da cadeia de produção foram os principais motivos pelos quais o Brasil não relatou nenhum surto de gripe aviária em uma fazenda antes, disse ele.
“Nós percebemos que esse é um desafio para a vida toda”, disse ele.
Fonte: Reuters
VEJA TAMBÉM:
- Concessão de crédito rural cresce e atinge R$ 220 bi em 2024, mostra Serasa
- Japão impõe suspensão temporária à importação de aves vivas do RS após caso de gripe aviária
- Senado aprova PL da Securitização de dívidas rurais na CRA
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.