
Delegação destacou iniciativas de inovação, cooperação regional e alinhamento para a 23ª Junta Interamericana de Agricultura, que será realizada no Brasil em novembro.
A delegação brasileira integrou a 45ª Reunião Ordinária do Comitê Executivo do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), realizada nos dias 19 e 20 de agosto, em Lima, no Peru. O encontro reuniu representantes de 34 países membros e discutiu estratégias conjuntas para fortalecer a agricultura nas Américas.
O Brasil esteve representado pelo secretário-executivo adjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Cleber Soares, pelo secretário adjunto de Comércio e Relações Internacionais, Marcel Moreira, e pelo adido agrícola no Peru, Warley Efrem Campos.
Durante as sessões técnicas, a comitiva reforçou o compromisso brasileiro com uma agropecuária sustentável, inclusiva e inovadora. Cleber Soares apresentou iniciativas nacionais voltadas à segurança alimentar, climática e energética, destacando a transferência de tecnologia por meio do Mapa e da Embrapa. Também foi ressaltada a cooperação com o Instituto Caribenho de Pesquisa e Desenvolvimento Agrícola (CARDI), com foco no fortalecimento da agricultura no Caribe.
Outro ponto discutido foi a Plataforma de Ação Climática na Agricultura (PLACA), única iniciativa regional dedicada à integração de esforços para cumprimento do Acordo de Paris no setor. O Brasil, vice-presidente da plataforma, defendeu a ampliação de redes de conhecimento e a capacitação de produtores para sistemas produtivos resilientes ao clima.

A reunião serviu ainda para alinhar os preparativos da 23ª Junta Interamericana de Agricultura (JIA), que será sediada pelo Brasil de 4 a 6 de novembro de 2025, em Belém (PA). O encontro ocorrerá na semana anterior à COP30 e deverá reunir ministros da agricultura das Américas para debater segurança alimentar e climática. Na ocasião, será escolhida a nova Direção Geral do IICA, com três candidaturas apresentadas: Mohammad Ibrahim (Guiana), Laura Suazo (Honduras) e Fernando Mattos (Uruguai).
A delegação brasileira também apresentou as prioridades do país para a COP30, entre elas a recuperação de pastagens degradadas, a agricultura de baixo carbono e a iniciativa RAIZ (Resilient Agriculture Implementation for net-Zero Land Degradation), voltada à restauração de terras e produção sustentável.
Paralelamente às discussões do Comitê Executivo, o Brasil realizou encontros bilaterais com representantes de Argentina, Paraguai, Uruguai, São Vicente e Granadinas, Barbados, Panamá, México, Honduras, Guatemala, República Dominicana, Estados Unidos e Dominica, tratando de cooperação técnica, comércio e segurança alimentar.
Fonte: MAPA
VEJA TAMBÉM:
- Nota de Alerta ao Consumidor de Café da Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC
- Brangus amplia participação em 51% na Expointer 2025
- BNDES anuncia R$ 60 milhões para cooperativas de agricultura familiar produzirem bioinsumos
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.