
O diretor da Companhia Nacional de Abastecimento, Sérgio de Zen, destacou a importância do Brasil no mercado internacional.
No debate foram discutidas as possíveis soluções para garantir o acesso à alimentação.
O diretor da Companhia Nacional de Abastecimento, Sérgio de Zen, destacou a importância do Brasil no mercado internacional.
Com o conflito no leste europeu, o país tem se tornado fundamental para garantir a segurança alimentar do mundo.
De acordo com Sérgio de Zen, o Brasil, com sua oferta, está conseguindo abastecer o mercado nacional e desempenhar um importante papel na segurança alimentar do mundo.
“O aumento da oferta de milho quase que compensa toda a produção do cereal que a Ucrânia ia colocar no mercado”, disse.
- CNA debate regras para ratificação de títulos em faixas de fronteira
- Conab vê alta na exportação de soja do Brasil em 25/26 com impulso da China e redução dos EUA
- IBGE: rebanho suíno soma 43,9 milhões de animais em 2024, alta de 1,8% ante 2023
- País registra recorde de 1,6 bilhão de aves comerciais em 2024, diz IBGE
- Rebanho bovino é de 238 milhões de cabeças em 2024 e cai 0,2% ante 2023
“É muito importante a gente separar em dois blocos, em dois problemas distintos a questão da segurança alimentar. Um problema central é a produção, se a gente não gerar alimentos, nós não temos o que distribuir ou como alimentar a população. E o outro problema é a questão da renda. Então, dentro do Ministério da Agricultura, nós temos que resolver o problema da oferta do produto, do abastecimento. O problema da renda foge à nossa competência. As ferramentas que nós temos não são suficientes para nós resolvermos. Então, são dois problemas distintos. E o Brasil resolveu muito bem o seu problema de oferta de alimentos. Quer dizer, a agricultura brasileira é uma das mais eficientes do mundo”, complementou.