Vírus está ligado à linhagem H5N1 que se espalha pelos EUA e Europa, elevando preocupações sobre transmissão da gripe aviária e impacto no abastecimento global.
PARIS, 18 de fevereiro (Reuters) – O Canadá relatou um surto de gripe aviária H5N5 altamente patogênica em uma granja avícola de postura não comercial na parte leste do país, informou a Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH, na sigla em inglês) na terça-feira.
A disseminação da gripe aviária, comumente chamada de gripe aviária, devastou rebanhos ao redor do mundo, interrompendo o fornecimento e alimentando preços mais altos de alimentos. Sua disseminação para mamíferos, incluindo vacas leiteiras nos Estados Unidos, levantou preocupações entre os governos sobre o risco de transmissão humana.
A análise do vírus H5N5 detectado na província canadense de Newfoundland e Labrador mostrou que ele era semelhante ao H5N5 que atingiu o Canadá em 2023, disse o WOAH sediado em Paris em um relatório, citando autoridades canadenses.
Também mostrou que estava relacionado à linhagem H5N1 (2.3.4.4b) que afetou algumas fazendas no Canadá e está se espalhando para outras partes do mundo, principalmente nos Estados Unidos e na Europa.
Fonte: Reuters
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Rumo aos R$ 400 ou novo freio? O futuro do preço da arroba do boi gordo
Preços da arroba do boi Gordo em 2026: Alta Histórica ou Armadilha de Mercado? Dúvidas pairam sobre o futuro do valor da arroba e seus reflexos na pecuária de corte
Continue Reading Rumo aos R$ 400 ou novo freio? O futuro do preço da arroba do boi gordo
Henrique Prata: a liderança do agro por trás do Hospital de Amor
O homem do campo por trás de um dos maiores projetos de combate ao câncer do Brasil; A formação rural moldou o gestor que hoje comanda um dos maiores projetos de tratamento oncológico da América Latina
Continue Reading Henrique Prata: a liderança do agro por trás do Hospital de Amor
Trator vs. Drone: Quando vale a pena substituir a pulverização terrestre pela aérea?
Descubra quem vence o embate Trator vs. Drone na soja. Estudo da AgroEfetiva revela dados surpreendentes sobre eficiência, amassamento e controle de pragas.
Nelore imbatível a pasto: a fazenda que virou referência nacional em carcaça
Conheça a fazenda que levou o Oscar do Nelore pelas melhores carcaças de machos a pasto; seleção criteriosa e desempenho a campo colocam a P@RM Agropecuária no topo do Nelore nacional
Continue Reading Nelore imbatível a pasto: a fazenda que virou referência nacional em carcaça
JBS fechará fábrica de carne bovina em importante região por falta de gado
A decisão ocorre em um momento de baixa oferta de gado nos EUA, devido a secas severas e restrições nas importações do México, elevando os custos da matéria-prima para os frigoríficos. Diante disso, JBS fechará fábrica de carne bovina
Continue Reading JBS fechará fábrica de carne bovina em importante região por falta de gado
Carlos Viacava é homenageado no Nelore Fest 2025
A premiação de Carlos Viacava celebra o sucesso da marca e o compromisso com a excelência do Nelore Mocho; Nelore Fest se tornou um palco de reconhecimento dos vencedores dos rankings nacionais
Continue Reading Carlos Viacava é homenageado no Nelore Fest 2025





