Caramelo e Lorinho, cavalo do ex-lutador Minotauro, dividem espaço na Ulbra

Animal foi arrematado em leilão e valor será destinado para construção de moradias de famílias vítimas das enchentes no RS

O cavalo crioulo Estupendo Marca dos Santos, conhecido como Loirinho, chegou nesta quarta-feira (3/9) à fazenda-escola da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) para juntar-se ao Caramelo, símbolo da resiliência gaúcha. O animal foi destaque do Leilão Genética Liberdade, promovido pelo ex-lutador Rodrigo Minotauro, e arrematado pela Universidade por R$ 320 mil, durante a 48ª Expointer, em Esteio. Todo o valor será revertido integralmente para a construção de casas destinadas a famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, em 2024.

A ação foi possível graças à parceria entre a Ulbra, a Estância Liberdade (que dobrou o valor final do lance) e o Instituto Sou de Fazer. A iniciativa solidária integrou o Leilão Genética Liberdade e fez parte do projeto liderado pelo Instituto Fight For Life, dos irmãos Minotauro e Minotouro, que está mobilizado na construção de lares no Vale do Taquari e em outros municípios. “A Ulbra confirmou seu importante papel social na enchente do ano passado ao acolher cerca de 8 mil pessoas desalojadas de suas casas.

Também acolheu em torno de 3 mil animais, entre eles o cavalo Caramelo, que virou símbolo da resiliência do povo gaúcho”, afirmou o vice-presidente da Aelbra (mantenedora da Ulbra), Tárik Alves de Deus.”Hoje, a Ulbra reafirma o seu papel social auxiliando na reconstrução do Estado, ao participar de um leilão solidário que proporcionará novas moradias para famílias que perderam suas casas na enchente. Entendemos a importância deste gesto do nosso amigo, o Minotauro, que é uma figura reconhecida internacionalmente, e estamos muito felizes em nos associar à causa que não é só dele, mas de todos nós”, ressaltou Tárik.

Embaixador do UFC, Minotauro também fez a entrega da réplica de dois cinturões de campeão mundial à Universidade. Ele foi o único lutador de peso-pesado a conquistar títulos do Pride e do UFC.  “Ajudei aqui no Estado no ano passado e adotei a cadela Antônia resgatada da enchente. Hoje, ela está super forte, assim como o Caramelo. Esse é um trabalho próspero. Não vamos só reconstruir casas, vamos ensinar as pessoas a plantarem. Também pretendemos desenvolver um projeto na área esportiva social”, destacou o ícone do MMA sobre o Além das Fronteiras, uma ação que leva os valores do esporte a crianças e adolescentes em diferentes regiões do Brasil.

Caramelo e Lorinho, cavalo do ex-lutador Minotauro, dividem espaço na Ulbra
Bruna Santos/Ulbra

Histórico de conquistas

Com 10 anos e 513 quilos, Loirinho, que morou um ano e meio nos Estados Unidos com o esportista, carrega um histórico de conquistas como a de campeão do Potro do Futuro da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), em 2018, e representou a raça crioula em competições americanas, como o NRHA Potro do Futuro e o Derby. “O Loirinho é um atleta nato, mas ele é simples e vai em qualquer lugar. Cavalo une pessoas e é cultura, sinônimo do gaúcho. Com a parceria com a Ulbra, vamos reconstruir pouco a pouco o Rio Grande do Sul”, afirmou Minotauro. 

Com esse gesto, a Ulbra reafirma sua vocação de promover impacto positivo para além da sala de aula, associando tradição, cultura e compromisso social na comunidade onde está inserida. Agora, a fazenda-escola abriga dois moradores ilustres que têm a história unida através da enchente. “Tenho certeza que o Loirinho terá uma vida muito ativa e saudável. Ele e o Caramelo serão bons amigos”, finalizou o vice-presidente da Aelbra.

Janice Silva/Assessoria de Comunicação Ulbra

VEJA MAIS:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM