
O plano prevê a implantação de uma estrutura logística e de armazenagem na região do Arco Norte do Brasil
Em um passo estratégico para fortalecer sua presença na região Norte do Brasil, a Caramuru Alimentos aprovou um investimento de R$ 251 milhões para impulsionar o desenvolvimento do Projeto Saída Norte. A decisão foi tomada durante reunião do Conselho de Administração realizada na terça-feira (20/5).
O aporte será direcionado à Via Maris Navegação e Portos, uma joint venture formada entre a própria Caramuru e a 3Tentos. A iniciativa prevê a implantação de um complexo logístico e de armazenagem no município de Itaituba, no Pará — uma área considerada estratégica dentro do chamado Arco Norte, rota cada vez mais relevante para o escoamento de grãos brasileiros.
O empreendimento contará com instalações para recebimento, armazenagem e transbordo de grãos e farelo, além de estrutura específica para o carregamento de barcaças que utilizam os rios da região como rota de transporte. A expectativa é que a operação comece já em 2026, com capacidade inicial de movimentar até 2 milhões de toneladas por ano. A meta é que esse volume chegue a 5 milhões de toneladas anuais até 2028.
O projeto total, estimado anteriormente em R$ 400 milhões, terá metade do investimento inicial aportado pela Caramuru. Esse capital poderá ser levantado tanto pelas empresas acionistas quanto diretamente pela Via Maris, com o apoio de garantias oferecidas pela Caramuru em operações de crédito e financiamentos destinados à viabilização da estrutura.
A iniciativa reforça a aposta do setor agroindustrial em soluções logísticas mais eficientes e sustentáveis para ampliar o escoamento da produção agrícola, especialmente em áreas com potencial logístico ainda em expansão, como o Norte do país.
Escrito por Compre Rural
VEJA MAIS:
- Qual é, afinal, a diferença entre zootecnia e veterinária?
- Quer lucrar com búfalos? Veja as raças mais indicadas para criação no Brasil
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.