Carga com 1,4 mil defensivos falsificados é retida em operação fiscal

Alerta ao produtor: quase 3 mil litros de defensivos falsificados foram apreendidos pela Agrodefesa em Goiás. Saiba identificar os sinais de fraude e evite riscos.

Fiscais da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) apreenderam, na última sexta-feira (16), quase 3 mil litros de defensivos agrícolas irregulares em Catalão (GO). A carga, composta por 1.409 embalagens, foi interceptada na BR-050 após uma ação inicial da Polícia Militar, que identificou a falta de documentação fiscal e sanitária do veículo transportador.

A equipa técnica da Agrodefesa confirmou que se tratava de um caso de falsificação grosseira. As evidências incluíam o uso de embalagens velhas e sujas, indicando reuso, além de uma total falta de padronização nos frascos, tampas e lacres de um suposto mesmo lote. Outro ponto crítico foi a presença de etiquetas adesivas manuais com dados de validade e lote, prática ilegal no setor.

A própria fabricante citada nos rótulos não reconheceu a autenticidade da carga. O responsável foi autuado pelos crimes de falsificação e adulteração. A Agrodefesa reforçou o alerta de que produtos desta natureza, com concentrações e substâncias desconhecidas, não possuem eficácia garantida e representam um grave risco de intoxicação e contaminação ambiental.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM