
Profissional desmistifica teorias que circulam pela internet e em rodas de conversa no campo sobre o uso de adjuvantes como vilão do problema; Confira sobre a causa da anomalia da espiga presa no milho que vem intrigando especialistas
Desde 2017 a classe produtora brasileira enfrenta problemas recorrentes com espigas de milho que não se desenvolvem adequadamente, causando prejuízos milionários. Este fenômeno gera preocupação e ao mesmo tempo a disseminação de diversas teorias sobre as verdadeiras causas. Para desmistificar este cenário, Marcelo Hilário, responsável químico da Sell Agro, empresa especializada em adjuvantes e tecnologia de aplicação e associada à APLICA – Associação Brasileira de Fabricantes de Adjuvantes Agrícolas, repassa informações e explica como toda essa temática começou.
Segundo ele, quando surgiram os primeiros casos da anomalia da espiga presa no milho, pesquisadores e algumas instituições chegaram à conclusão de que a possível causa poderia ser a aplicação de adjuvantes contendo surfactantes não iônicos, além de alguns tipos de fungicidas, quando utilizados desde o estádio V8 de desenvolvimento das plantas, até o florescimento.
“A hipótese segundo eles, é a de que os surfactantes não iônicos supostamente se decompõem dentro delas levando à formação de etileno, o que causaria o referido problema”, diz o especialista.
Contudo, Hilário afirma que esta hipótese não só não é comprovada, como praticamente impossível de acontecer. O processo químico de obtenção de adjuvantes não iônicos através da reação entre o óxido de etileno e as cadeias carbônicas envolve altíssimas temperaturas e elevadas pressões.
“Assim, para reverter este processo e causar a degradação dos surfactantes não iônicos, até a liberação do etileno, é necessário que haja condições de temperatura e pressão da mesma magnitude. O que é improvável, senão impossível, acontecer dentro de uma espiga de milho”, esclarece.
Papel do etileno
A verdade é que o etileno possui um papel importante no desenvolvimento do milho. De acordo com o químico, ele é um hormônio gerado dentro das plantas e que atua exatamente no desenvolvimento e maturação em fases específicas do ciclo de vida das mesmas. “O etileno ajuda no crescimento, e posteriormente no amadurecimento das espigas”, pontua Hilário.
A teoria equivocada segundo o químico é que eles alegam que o surfactante se degrada dentro da espiga e aí libera o etileno. Mas, conforme ele ressalta, a maturação já aconteceu antes mesmo disso. “O que a gente analisa então é que quimicamente é impossível os verdadeiros culpados serem os surfactantes não iônicos”, endossa.

E quem é o culpado da anomalia da espiga presa no milho?
Infelizmente ainda não há estudos conclusivos que determinem os verdadeiros culpados ou causas exatas das espigas encurtadas, refletindo assim a complexidade do problema e a necessidade de mais investigações científicas. “Obviamente, existem vários atores, empresas envolvidas. Nesse sentido, cada uma delas busca esclarecer se o seu produto está ou não relacionado ao problema. É o que acabamos de fazer, mostrar que não há relação comprovada dos adjuvantes com as espigas presas“, reitera o especialista da Sell Agro.
Dito isso, Hilário reforça que realizar o tratamento do milho com adjuvantes é extremamente seguro. “Surfactantes não iônicos, e por consequências adjuvantes não iônicos, não se degradam dentro de nenhuma planta e não liberam etileno”, finaliza o especialista.
Sell Agro
Fundada em 2007, a Sell Agro atua na produção de adjuvantes agrícolas, com sede em Rondonópolis-MT, e estrutura moderna com amplo laboratório de pesquisa e equipe altamente qualificada, composta por engenheiros químicos e agrônomos. As soluções da empresa têm foco na geração de economia e, ainda, em potencializar os resultados das lavouras. Mais informações acesse: https://sellagro.com.br/
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Cantor João Bosco anuncia primeiro leilão Nelore Chora Me Liga
Sertanejo aposta em melhoramento genético e anuncia estreia oficial na agenda de leilões durante a Expoinel Mineira 2026
Continue Reading Cantor João Bosco anuncia primeiro leilão Nelore Chora Me Liga
Chapa “Marchador para Todos” é oficialmente registrada e destaca a inovação como pilar de sua campanha
Marcelo Tostes lidera movimento que propõe modernização da ABCCMM com foco em tecnologia, gestão eficiente e inclusão de todos os criadores
Kaká Diniz e JGC Ranch abrem mão de 33% da Bahamas Bull JGCKD no Inevitável XJGC & Amigos
Evento reúne tradição, genética de elite e oportunidades de investimento no mundo do Quarto de Milha em dois dias de leilão com transmissão nacional; Além de Princess Toro, veja o que esperar do Leilão Inevitável XJGC & Amigos
China acusa EUA de violar regras da OMC com tarifas recíprocas e guerra comercial
O ministério afirmou que Washington “continua a ignorar as expectativas dos demais membros e a se desviar de suas obrigações”.
Continue Reading China acusa EUA de violar regras da OMC com tarifas recíprocas e guerra comercial
Vaxxinova participa da Abraves 2025 com lançamento de produto para a saúde animal na linha de suínos
Empresa apresentará solução inovadora com foco na saúde dos plantéis suínos, reforçando seu compromisso com a sanidade e produtividade no campo.
Commodities enfrentam momento decisivo no último trimestre de 2025, aponta StoneX
Na reta final do ano, a 33ª edição do Relatório Trimestral de Perspectivas para Commodities destaca atenção redobrada para grãos e energia diante de cenário macroeconômico desafiador.
Continue Reading Commodities enfrentam momento decisivo no último trimestre de 2025, aponta StoneX