Pesando mais de uma tonelada e medindo 1,7 metro de altura, o cavalo gigante Baron impressiona pelo tamanho. Cavalo Percheron, natural da França, é o terceiro ano que participa da Expointer.
“O Baron foi gerado na França e nasceu em Camaquã há sete anos“, conta ele. Sabendo da curiosidade do público, Henz abriu a baia para permitir que os visitantes fizessem fotos ao lado do equino. Se, de um lado, os coelhos atraem o público, de outro, um “gigante”, também encanta crianças e adultos. Conforme o proprietário do animal, Renito Henz, 59 anos, ele e a filha tem uma cabanha em Travesseiro, no Vale do Taquari, onde estão reproduzindo a raça de cavalo Percheron. Inclusive, ele comercializa coberturas, já que o DNA é de exportação.
Com sete anos, 1,70 de altura e pesando cerca de 1.000 kg, o cavalo da raça Percheron WB Baron, da Cabanha Henz, de Travesseiro, encanta pela sua tranquilidade e pela sua elegância ao andar pelas alamedas do Parque Assis Brasil.
O criador Renito Henz conta que o “grandão” é reconhecido pela força e pelo porte. “É o mais bonito e o mais dócil”, resume, contando que além dele, tem mais uma fêmea e está importando outra fêmea que venceu o campeonato na Feira de Palermo. “É um animal de tração e muito resistente”, completa. Neste ano, são 12 exemplares em exposição na Expointer.
Por conta das medidas, é Henz quem produz as ferraduras, arreios e providencia a sela para Baron. Só para se ter uma ideia de quanto a raça se diferencia por seu tamanho, o peso de um cavalo crioulo varia entre 400 e 450 quilos e a altura máxima dos machos costuma ser de 1,50 metro.
De origem francesa, trata-se de uma típica raça de cavalo de tração, e a mais conhecida das raças equinas francesas. Tornou-se notório em meados do século XIX, quando esses animais foram difundidos pelos Estados Unidos. Nesse período, os cavalos Percheron eram usados para realizar as atividades de tração nas fazendas. A partir de então, eles voltaram a ser utilizados em atividades de tração e também para animar jogos e eventos puxando charretes em cidades turísticas da Europa.
A raça do cavalo Percheron é uma das raças de cavalos de tração mais conhecidas e apreciadas. São uma das raças de cavalos de tração mais exportadas do mundo, com presença em vários continentes. Foram usados em várias guerras, incluindo pela cavalaria pesada. Conhecidos por seu temperamento calmo e amigável, o que facilita o manejo.

Características Físicas do cavalo Percheron:
- Cor : Principalmente cinza ou preto, mas outras cores podem ocorrer.
- Altura : Geralmente entre 1,5 e 1,8 metros de altura na cernelha.
- Peso : Varia de 900 a 1.200 kg, dependendo do animal e do seu uso.
- Cabeça : Tem uma cabeça relativamente pequena em relação ao corpo, mas bem fornecida, com olhos expressivos.
- Corpo : Forte e compacto, com pernas curtas, mas fortes e musculosas.
- Casco : Forte e bem formado, o que contribui para sua resistência.
Devido a essas características, o cavalo Percheron é uma raça altamente valorizada e é considerada uma das melhores opções para trabalho pesado e equitação recreativa.
Touro mais pesado da 46ª Expointer ultrapassa marca de 1,4 mil quilos
Vem de Cachoeira do Sul o “peso pesado” da 46ª Expointer. O touro Hudson da Boa Esperança, da raça Limousin, atingiu a marca de 1.410 quilos na balança neste domingo (27), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Hudson, de quatro anos, é filho de touro francês chamado Duvalier com uma vaca que já foi grande campeã Limousin da Expointer, a 3M Xuza. No ano passado, o animal chegou a pesar em torno de 1,2 mil quilos. O pecuarista Edgar Ferreira Lima, o Cacaio, presidente da Associação Nacional dos Criadores de Limousin, comemorou a conquista da sua propriedade, pelo sétimo ano consecutivo.
Na pecuária de corte, ter alguns quilos a mais não é considerado um problema e pode até render títulos. Para chegar a esse peso, há um intenso trabalho nos meses que antecedem a Expointer. O touro é alimentado em piquetes três vezes ao dia, com silagem de milho, casca de soja e ração. Nos últimos dias, ele ficou no estábulo recebendo alfafa triturada e só saía para caminhar e pegar sol.

Dos gigantes aos pequenos
Eles pesam cerca de 110 gramas, têm cerca de cinco centímetros de altura e recebem o afago de centenas de crianças e adolescentes ao longo de todo o dia na 46ª Expointer, em Esteio, que segue até domingo (3), no Parque de Exposições Assis Brasil.
Os coelhos da raça Netherland, também chamados de coelho anão, têm olhos grandes e redondos, cabeça pequena e são encontrados em colorações como branco, laranja e cinza. Ao todo, são 38 exemplares nesta edição da feira. Na vida adulta, eles chegam a cerca de 1,1 kg e podem ter até seis filhotes por ninhada.
Pedacinhos de cenoura ou maçã são “agradinhos” que devem ser dados uma vez na semana. Ter uma gaiola e uma bandeja específica para que o animal faça suas necessidades e não exalem cheiros também é fundamental. Por terem uma pelagem três vezes mais grossa que a dos gatos, os bichinhos não devem tomar banho. Apenas talco deve ser usado na higiene.
Se for comparado com o animal mais pesado desta 46ª edição da Expointer, o peso do coelho anão representa 0,007% dos 1.410 kg do exemplar da raça Limousin, o Hudson da Boa Esperança.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Boom na pecuária: Confinamento de bovinos cresce cerca de 16% em apenas um ano
Com 9,25 milhões de cabeças confinadas em 2025, atividade avança em meio à pressão por eficiência, tecnologia e sustentabilidade, consolidando novo ciclo de intensificação da pecuária no Brasil
Continue Reading Boom na pecuária: Confinamento de bovinos cresce cerca de 16% em apenas um ano
Casa Branca confirma tarifa global de 10% por 150 dias com exceções agrícolas
Em proclamação assinada pelo presidente Donald Trump, o governo afirma que os EUA enfrentam um déficit “grande e sério” nas contas externas.
Continue Reading Casa Branca confirma tarifa global de 10% por 150 dias com exceções agrícolas
Belagrícola firma acordo para receber grãos de Coamo e Lar no Paraná
De acordo com o comunicado, a companhia, “além de receber seus próprios grãos, será prestadora de serviços para as cooperativas”.
Continue Reading Belagrícola firma acordo para receber grãos de Coamo e Lar no Paraná
ALERTA: Chuvas podem ultrapassar 200 mm e calor intenso marca a última semana de fevereiro
Canal de umidade provoca volumes extremos de chuvas no Centro-Norte e Sudeste, enquanto Sul terá queda nas temperaturas mínimas e tempo mais seco, aponta Inmet
Cão de Montanha dos Pirenéus: conheça o gigante branco que protege rebanhos há milênios
Raça milenar nascida entre França e Espanha, o Cão de Montanha dos Pirenéus combina força, paciência e instinto protetor, tornando-se referência mundial na guarda de rebanhos e símbolo histórico de coragem e nobreza.
Você está destruindo suas matrizes? O erro comum na primeira monta que custa muito caro
O erro na primeira monta pode destruir a longevidade das suas matrizes. Entenda como a programação fetal e a pelvimetria evitam o descarte precoce de vacas.





