Cecafé apoia iniciativa para ampliar investimento em infraestrutura portuária

Porto Livre Brasil pretende fomentar estudos e propostas que impulsionem políticas públicas voltadas a melhorias para o comércio exterior.

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) é apoiador do recém-lançado portal Porto Livre Brasil (www.portolivrebrasil.com.br), pelo Centro Brasileiro de Estudos Estratégicos (CE Brasil), um reconhecido think tank voltado a pesquisa e estudos em setores econômicos. A plataforma é apresentada em um momento crucial de debate sobre o futuro do setor portuário e busca aprofundar e qualificar a discussão a respeito de políticas públicas ao setor, com foco especial no leilão do novo terminal de contêineres no Porto de Santos (SP), o Tecon Santos 10.

“Essa iniciativa vem ao encontro dos trabalhos que o pilar logístico-portuário do Cecafé tem defendido, sempre em busca de melhorias aos gargalos logísticos, almejando otimizar a estrutura dos modais de transporte, do campo aos portos, e, principalmente, alcançar investimentos para melhorar a defasada infraestrutura portuária no Brasil, que gera constantes prejuízos aos players do comércio exterior e perda de receita cambial ao país”, explica Eduardo Heron, diretor técnico do Conselho.

Sal mineral ou proteinado? Qual escolher para cada época do ano

O Porto Livre Brasil, tanto na internet, quanto nas redes sociais, será um hub de informações que reunirá estudos, reportagens, propostas conceituais e dados técnicos para o setor de logística, com o objetivo de ampliar a base de conhecimento e impulsionar o crescimento do comércio exterior brasileiro.

Seu lançamento ocorre em meio a uma intensa discussão sobre a livre concorrência no leilão do Tecon Santos 10 e ao encontro de manifestação conjunta emitida por Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos (FPPA), Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo (FPBC), Associação Comercial de Santos (ACS), Associação de Exportadores de Açúcar e Álcool (AEXA), Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI) e Cecafé.

No documento, as entidades defendem uma “licitação isonômica, transparente, célere e sem restrições à participação dos investidores interessados” no leilão do Tecon Santos 10 e alertam que a demora no processo está causando um “colapso operacional” e gerando impactos negativos diários na economia.

De acordo com Heron, há a expectativa de que o Tribunal de Contas da União (TCU) reveja as restrições indicadas pela da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) para que o leilão ocorra em uma única fase e seja aberto a todos os investidores.

Em nota, o diretor e porta-voz do CE Brasil, Alexandre Albuquerque, comenta que o portal é a resposta da instituição à urgente necessidade de um debate de alto nível. “O Porto Livre Brasil é a nossa contribuição para que o setor tenha acesso a um conteúdo aprofundado e plural, fomentando discussões que levem a políticas públicas mais eficientes e que realmente possam impulsionar o desenvolvimento da infraestrutura portuária no país”, destaca.

Além do portal, o CE Brasil também possui um núcleo temático, com contribuições do Cecafé, para discutir o setor. Esse grupo tem a oportunidade de realizar estudos, conhecer experiências internacionais na área e propor novas contribuições, com o intuito de sugerir políticas públicas que estimulem investimentos e iniciativas de longo prazo para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.

Fonte: Cecafé

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM