Autoridades brasileiras defendem, juntamente com o Governo do Rio Grande do Sul, fim completo do embargo e destacam controle sanitário exemplar
Durante o Salão Internacional de Proteína Animal (Siavs), em São Paulo, o presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), José Eduardo dos Santos, confirmou nesta quarta-feira (7) que a China anunciou a retomada das compras de carne de frango e derivados do Brasil, exceto do Rio Grande do Sul.
Na noite anterior, o México também confirmou que o Brasil pode retomar suas vendas de carne de frango ao país, mas o Rio Grande do Sul permanece suspenso.
O presidente da Asgav espera que a China e o México retomem as compras do Rio Grande do Sul em breve. “Para a China, acredito que a retomada possa ocorrer dentro de 15 dias”, afirmou Santos.
Exportações do Rio Grande do Sul
Durante o Siavs, a demora na retirada dos embargos às exportações avícolas do Rio Grande do Sul foi debatida por lideranças da cadeia produtiva, autoridades e representantes do serviço oficial. O estado enfrentou um problema sanitário recente, um caso isolado da doença de Newcastle, que foi erradicado com sucesso graças ao trabalho conjunto dos serviços técnicos do Ministério da Agricultura e da Secretaria Estadual de Agricultura.
“Já derrubamos o autoembargo e também comunicamos à Organização Mundial de Saúde Animal o encerramento do foco. Ainda assim, alguns países mantêm embargos. Pedimos que o governo estadual e o Mapa reforcem que o Brasil cumpriu o seu papel e que não há mais motivo para manter o embargo. Fizemos um trabalho exemplar de erradicação, controle e vigilância”, destacou o presidente executivo da Asgav, Eduardo Santos.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), também defendeu a suspensão dos embargos. “O fim da doença foi decretado pelo Mapa e temos total garantia da segurança sanitária da nossa produção. Seguimos ao lado dos produtores nessa luta”, reforçou o governador no estande da entidade. Ele salientou a importância da integração do segmento, com um olhar não apenas comercial, mas também para a relevância de ter uma estrutura técnica capacitada e alinhada em conhecimentos.
Siavs
Nesta semana, a Asgav lidera uma comitiva de cerca de 60 pessoas, representantes da cadeia de produção de aves e suínos, durante o Siavs. A delegação inclui empresários, produtores e profissionais do serviço oficial.
“Esta terça-feira foi muito produtiva, um dia de muitas informações positivas, com o posicionamento do Mapa e do governador do Rio Grande do Sul”, disse Santos, lembrando a qualidade da feira. “É uma feira muito boa, com muitos expositores, muita tecnologia e participação de empresas de pequeno, médio e grande porte e produtores. Ela reflete a pujança da produção de proteína animal brasileira, que representa o motor da economia brasileira.”
Leilão online da Região do Cerrado Mineiro atrai compradores da Ásia, Europa, EUA e Mercosul
Com participação de cafeterias e torrefações do Brasil e do exterior, evento ofertou nove lotes campeões do 13º Prêmio Região do Cerrado Mineiro.
Como as éguas receptoras moldam a nova geração de campeões dos haras milionários
Seleção criteriosa, manejo rigoroso e sanidade impecável fazem das éguas receptoras o pilar das maiores taxas de prenhez na Transferência de Embriões e impulsionam a evolução genética da equinocultura.
Continue Reading Como as éguas receptoras moldam a nova geração de campeões dos haras milionários
Melhor vaca Brangus da América do Sul é do Paraguai e disputará ouro no campeonato mundial
Genética sul-americana vive momento de destaque – com animal do Paraguai ganhando título de melhor vaca Brangus da América do Sul, enquanto a raça Brangus se consolida como força crescente também no Brasil
Conheça os primeiros cavalos geneticamente editados do mundo, que geram polêmica
Criados com tecnologia CRISPR na Argentina, os primeiros cavalos geneticamente editados do mundo prometem desempenho explosivo, mas enfrentam proibição em competições e forte resistência de criadores tradicionais
Continue Reading Conheça os primeiros cavalos geneticamente editados do mundo, que geram polêmica
Suínos comem bolachas? Mito ou verdade?
O uso desses ingredientes requer padronização, rastreabilidade e fiscalização, conforme determina o MAPA, garantindo o cumprimento de padrões de umidade, proteína, lipídios, fibra e minerais.
Conheça o irmão de Elon Musk que virou “fazendeiro” e está revolucionando a agricultura
Do cultivo urbano em contêineres à criação de hortas verticais em escolas, Kimbal Musk transforma a agricultura tradicional, desenvolve super fazendas e mostra como tecnologia e sustentabilidade podem alimentar cidades e comunidades em larga escala





