Autoridades brasileiras defendem, juntamente com o Governo do Rio Grande do Sul, fim completo do embargo e destacam controle sanitário exemplar
Durante o Salão Internacional de Proteína Animal (Siavs), em São Paulo, o presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), José Eduardo dos Santos, confirmou nesta quarta-feira (7) que a China anunciou a retomada das compras de carne de frango e derivados do Brasil, exceto do Rio Grande do Sul.
Na noite anterior, o México também confirmou que o Brasil pode retomar suas vendas de carne de frango ao país, mas o Rio Grande do Sul permanece suspenso.
O presidente da Asgav espera que a China e o México retomem as compras do Rio Grande do Sul em breve. “Para a China, acredito que a retomada possa ocorrer dentro de 15 dias”, afirmou Santos.
Exportações do Rio Grande do Sul
Durante o Siavs, a demora na retirada dos embargos às exportações avícolas do Rio Grande do Sul foi debatida por lideranças da cadeia produtiva, autoridades e representantes do serviço oficial. O estado enfrentou um problema sanitário recente, um caso isolado da doença de Newcastle, que foi erradicado com sucesso graças ao trabalho conjunto dos serviços técnicos do Ministério da Agricultura e da Secretaria Estadual de Agricultura.
“Já derrubamos o autoembargo e também comunicamos à Organização Mundial de Saúde Animal o encerramento do foco. Ainda assim, alguns países mantêm embargos. Pedimos que o governo estadual e o Mapa reforcem que o Brasil cumpriu o seu papel e que não há mais motivo para manter o embargo. Fizemos um trabalho exemplar de erradicação, controle e vigilância”, destacou o presidente executivo da Asgav, Eduardo Santos.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), também defendeu a suspensão dos embargos. “O fim da doença foi decretado pelo Mapa e temos total garantia da segurança sanitária da nossa produção. Seguimos ao lado dos produtores nessa luta”, reforçou o governador no estande da entidade. Ele salientou a importância da integração do segmento, com um olhar não apenas comercial, mas também para a relevância de ter uma estrutura técnica capacitada e alinhada em conhecimentos.
Siavs
Nesta semana, a Asgav lidera uma comitiva de cerca de 60 pessoas, representantes da cadeia de produção de aves e suínos, durante o Siavs. A delegação inclui empresários, produtores e profissionais do serviço oficial.
“Esta terça-feira foi muito produtiva, um dia de muitas informações positivas, com o posicionamento do Mapa e do governador do Rio Grande do Sul”, disse Santos, lembrando a qualidade da feira. “É uma feira muito boa, com muitos expositores, muita tecnologia e participação de empresas de pequeno, médio e grande porte e produtores. Ela reflete a pujança da produção de proteína animal brasileira, que representa o motor da economia brasileira.”
Aquishow Brasil 2026 volta a Uberlândia (MG) para fomentar a piscicultura no Triângulo Mineiro e região
O objetivo é avançar nas conquistas já realizadas e contribuir ainda mais para o crescimento da piscicultura em Minas Gerais, que já é uma das mais fortes do Brasil.
Rei da soja: com safra histórica, Mato Grosso reforça domínio e puxa crescimento brasileiro
Projeções indicam novo recorde nacional da oleaginosa em 2026, com avanço da produtividade e expansão da área plantada; estado mato-grossense segue como protagonista absoluto do agro brasileiro, consolidando o título de Rei da Soja.
A verdade é aliada do agronegócio
As notícias falsas produzem efeitos particularmente nocivos, pois distorcem percepções, fragilizam reputações e comprometem decisões públicas e privadas baseadas em dados equivocados.
O erro comum que faz o produtor gaúcho perder pasto no verão
Entenda o erro comum que faz o produtor gaúcho perder pasto no verão. Aprenda como o Capim Caimã e a fosfatagem combatem a compactação e o encharcamento.
Continue Reading O erro comum que faz o produtor gaúcho perder pasto no verão
ABHB defende criação de banco genético como medida preventiva para a pecuária gaúcha
Discussão proposta pela entidade envolve preservação de embriões como estratégia de proteção genética do rebanho.
Caminhão militar no agro: gigante de 700 cv impressiona ao assumir trabalho pesado; vídeo
Criado para suportar mais de 70 toneladas, o gigante militar começa a chamar atenção no campo ao assumir funções críticas na logística agrícola, sendo reconhecido como caminhão militar no agro — do transporte de colheitadeiras ao escoamento de grandes volumes de forragem.





