Autoridades brasileiras defendem, juntamente com o Governo do Rio Grande do Sul, fim completo do embargo e destacam controle sanitário exemplar
Durante o Salão Internacional de Proteína Animal (Siavs), em São Paulo, o presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), José Eduardo dos Santos, confirmou nesta quarta-feira (7) que a China anunciou a retomada das compras de carne de frango e derivados do Brasil, exceto do Rio Grande do Sul.
Na noite anterior, o México também confirmou que o Brasil pode retomar suas vendas de carne de frango ao país, mas o Rio Grande do Sul permanece suspenso.
O presidente da Asgav espera que a China e o México retomem as compras do Rio Grande do Sul em breve. “Para a China, acredito que a retomada possa ocorrer dentro de 15 dias”, afirmou Santos.
Exportações do Rio Grande do Sul
Durante o Siavs, a demora na retirada dos embargos às exportações avícolas do Rio Grande do Sul foi debatida por lideranças da cadeia produtiva, autoridades e representantes do serviço oficial. O estado enfrentou um problema sanitário recente, um caso isolado da doença de Newcastle, que foi erradicado com sucesso graças ao trabalho conjunto dos serviços técnicos do Ministério da Agricultura e da Secretaria Estadual de Agricultura.
“Já derrubamos o autoembargo e também comunicamos à Organização Mundial de Saúde Animal o encerramento do foco. Ainda assim, alguns países mantêm embargos. Pedimos que o governo estadual e o Mapa reforcem que o Brasil cumpriu o seu papel e que não há mais motivo para manter o embargo. Fizemos um trabalho exemplar de erradicação, controle e vigilância”, destacou o presidente executivo da Asgav, Eduardo Santos.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), também defendeu a suspensão dos embargos. “O fim da doença foi decretado pelo Mapa e temos total garantia da segurança sanitária da nossa produção. Seguimos ao lado dos produtores nessa luta”, reforçou o governador no estande da entidade. Ele salientou a importância da integração do segmento, com um olhar não apenas comercial, mas também para a relevância de ter uma estrutura técnica capacitada e alinhada em conhecimentos.
Siavs
Nesta semana, a Asgav lidera uma comitiva de cerca de 60 pessoas, representantes da cadeia de produção de aves e suínos, durante o Siavs. A delegação inclui empresários, produtores e profissionais do serviço oficial.
“Esta terça-feira foi muito produtiva, um dia de muitas informações positivas, com o posicionamento do Mapa e do governador do Rio Grande do Sul”, disse Santos, lembrando a qualidade da feira. “É uma feira muito boa, com muitos expositores, muita tecnologia e participação de empresas de pequeno, médio e grande porte e produtores. Ela reflete a pujança da produção de proteína animal brasileira, que representa o motor da economia brasileira.”
Vai chover na virada? Veja a previsão do tempo para o seu estado
Descubra se vai chover na virada na sua cidade. Previsão completa para o Réveillon 2026 indica temporais no Sul e Sudeste e tempo firme no Nordeste.
Continue Reading Vai chover na virada? Veja a previsão do tempo para o seu estado
Haras Conexão aposta alto e assume o legado de Beaver Eternaly em negócio histórico na Vaquejada
O mercado do Quarto de Milha de Vaquejada tem um novo capítulo: Aquisição histórica reforça o protagonismo do garanhão Beaver Eternaly na vaquejada e projeta um novo ciclo de investimentos e resultados para 2026
Desaparecimento de touro campeão levanta suspeita de furto e mobiliza redes sociais
Halloween, da Cia JJ Reencontro, sumiu em Dourados e caso já é investigado pela Polícia Civil; o touro, destaque em eventos recentes, desapareceu em Dourados e segue sem notícias. O desaparecimento de um dos touros mais conhecidos do rodeio sul-mato-grossense tem mobilizado competidores, tropeiros e fãs do esporte em todo o Estado. O touro Halloween,…
Continue Reading Desaparecimento de touro campeão levanta suspeita de furto e mobiliza redes sociais
Justiça Federal reconhece legalidade do abate de jumentos, ação é comemorada em 2025
Decisão histórica encerra impasse jurídico, garante segurança à atividade e reacende o debate sobre manejo sustentável, geração de renda e bem-estar dos jumentos no Nordeste.
Sensor detecta o vírus da gripe aviária transmitida pelo ar em minutos
Tecnologia inédita permite identificar partículas aéreas do vírus da gripe aviária em apenas cinco minutos, abrindo caminho para respostas imediatas e mais eficientes contra surtos em granjas e fazendas leiteiras.
Continue Reading Sensor detecta o vírus da gripe aviária transmitida pelo ar em minutos
Mudanças no manejo no fim de ano elevam risco de cólica equina
Alterações na alimentação, na rotina e até no clima tornam os meses de novembro e dezembro um período crítico em relação ao aumento de casosos de cólica equina; a prevenção e observação são fundamentais.
Continue Reading Mudanças no manejo no fim de ano elevam risco de cólica equina





