Autoridades brasileiras defendem, juntamente com o Governo do Rio Grande do Sul, fim completo do embargo e destacam controle sanitário exemplar
Durante o Salão Internacional de Proteína Animal (Siavs), em São Paulo, o presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), José Eduardo dos Santos, confirmou nesta quarta-feira (7) que a China anunciou a retomada das compras de carne de frango e derivados do Brasil, exceto do Rio Grande do Sul.
Na noite anterior, o México também confirmou que o Brasil pode retomar suas vendas de carne de frango ao país, mas o Rio Grande do Sul permanece suspenso.
O presidente da Asgav espera que a China e o México retomem as compras do Rio Grande do Sul em breve. “Para a China, acredito que a retomada possa ocorrer dentro de 15 dias”, afirmou Santos.
Exportações do Rio Grande do Sul
Durante o Siavs, a demora na retirada dos embargos às exportações avícolas do Rio Grande do Sul foi debatida por lideranças da cadeia produtiva, autoridades e representantes do serviço oficial. O estado enfrentou um problema sanitário recente, um caso isolado da doença de Newcastle, que foi erradicado com sucesso graças ao trabalho conjunto dos serviços técnicos do Ministério da Agricultura e da Secretaria Estadual de Agricultura.
“Já derrubamos o autoembargo e também comunicamos à Organização Mundial de Saúde Animal o encerramento do foco. Ainda assim, alguns países mantêm embargos. Pedimos que o governo estadual e o Mapa reforcem que o Brasil cumpriu o seu papel e que não há mais motivo para manter o embargo. Fizemos um trabalho exemplar de erradicação, controle e vigilância”, destacou o presidente executivo da Asgav, Eduardo Santos.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), também defendeu a suspensão dos embargos. “O fim da doença foi decretado pelo Mapa e temos total garantia da segurança sanitária da nossa produção. Seguimos ao lado dos produtores nessa luta”, reforçou o governador no estande da entidade. Ele salientou a importância da integração do segmento, com um olhar não apenas comercial, mas também para a relevância de ter uma estrutura técnica capacitada e alinhada em conhecimentos.
Siavs
Nesta semana, a Asgav lidera uma comitiva de cerca de 60 pessoas, representantes da cadeia de produção de aves e suínos, durante o Siavs. A delegação inclui empresários, produtores e profissionais do serviço oficial.
“Esta terça-feira foi muito produtiva, um dia de muitas informações positivas, com o posicionamento do Mapa e do governador do Rio Grande do Sul”, disse Santos, lembrando a qualidade da feira. “É uma feira muito boa, com muitos expositores, muita tecnologia e participação de empresas de pequeno, médio e grande porte e produtores. Ela reflete a pujança da produção de proteína animal brasileira, que representa o motor da economia brasileira.”
Chuvas favorecem desenvolvimento do milho no Rio Grande do Sul
Chuvas elevam o potencial de milho, soja e arroz no RS, mas aumentam riscos de pragas e doenças, segundo a Emater/RS.
Continue Reading Chuvas favorecem desenvolvimento do milho no Rio Grande do Sul
Conheça o homem por trás do maior confinamento de gado do mundo
Da aposta em 100 bois sem dinheiro ao comando de um império com mais de meio milhão de cabeças e o surgimento do maior confinamento de gado do mundo
Continue Reading Conheça o homem por trás do maior confinamento de gado do mundo
Conheça a raça Herdwick, a ovelha que sobrevive há 10 mil anos onde nenhuma outra consegue
Isolada há milênios, a raça Herdwick mantém genética quase selvagem, cria cordeiros nas montanhas e sobrevive sem cercas em um dos climas mais extremos da Europa.
Smoky cream: quando a genética cria um cavalo fora do padrão
Base preta, dupla diluição pelo gene creme e aparência sofisticada colocam o smoky cream entre as cores mais raras e valorizadas da equinocultura moderna.
Continue Reading Smoky cream: quando a genética cria um cavalo fora do padrão
Por que alguns cavalos Mangalarga Marchador brancos ficam fora do registro? Entenda
Entenda o que diz o padrão racial do mangalarga marchador, a diferença entre albinismo verdadeiro e pelagens claras e os motivos técnicos e funcionais que levam à proibição do registro.
Continue Reading Por que alguns cavalos Mangalarga Marchador brancos ficam fora do registro? Entenda
Acordo UE–Mercosul é aprovado e promete impacto direto no agro brasileiro
Tratado histórico promete abrir mercados e impulsionar o agronegócio sul-americano, com foco em carnes, grãos e agroindústria; depois de anos de negociações, exportadores ganham previsibilidade e acesso ampliado ao mercado europeu.
Continue Reading Acordo UE–Mercosul é aprovado e promete impacto direto no agro brasileiro





