Autoridades brasileiras defendem, juntamente com o Governo do Rio Grande do Sul, fim completo do embargo e destacam controle sanitário exemplar
Durante o Salão Internacional de Proteína Animal (Siavs), em São Paulo, o presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), José Eduardo dos Santos, confirmou nesta quarta-feira (7) que a China anunciou a retomada das compras de carne de frango e derivados do Brasil, exceto do Rio Grande do Sul.
Na noite anterior, o México também confirmou que o Brasil pode retomar suas vendas de carne de frango ao país, mas o Rio Grande do Sul permanece suspenso.
O presidente da Asgav espera que a China e o México retomem as compras do Rio Grande do Sul em breve. “Para a China, acredito que a retomada possa ocorrer dentro de 15 dias”, afirmou Santos.
Exportações do Rio Grande do Sul
Durante o Siavs, a demora na retirada dos embargos às exportações avícolas do Rio Grande do Sul foi debatida por lideranças da cadeia produtiva, autoridades e representantes do serviço oficial. O estado enfrentou um problema sanitário recente, um caso isolado da doença de Newcastle, que foi erradicado com sucesso graças ao trabalho conjunto dos serviços técnicos do Ministério da Agricultura e da Secretaria Estadual de Agricultura.
“Já derrubamos o autoembargo e também comunicamos à Organização Mundial de Saúde Animal o encerramento do foco. Ainda assim, alguns países mantêm embargos. Pedimos que o governo estadual e o Mapa reforcem que o Brasil cumpriu o seu papel e que não há mais motivo para manter o embargo. Fizemos um trabalho exemplar de erradicação, controle e vigilância”, destacou o presidente executivo da Asgav, Eduardo Santos.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), também defendeu a suspensão dos embargos. “O fim da doença foi decretado pelo Mapa e temos total garantia da segurança sanitária da nossa produção. Seguimos ao lado dos produtores nessa luta”, reforçou o governador no estande da entidade. Ele salientou a importância da integração do segmento, com um olhar não apenas comercial, mas também para a relevância de ter uma estrutura técnica capacitada e alinhada em conhecimentos.
Siavs
Nesta semana, a Asgav lidera uma comitiva de cerca de 60 pessoas, representantes da cadeia de produção de aves e suínos, durante o Siavs. A delegação inclui empresários, produtores e profissionais do serviço oficial.
“Esta terça-feira foi muito produtiva, um dia de muitas informações positivas, com o posicionamento do Mapa e do governador do Rio Grande do Sul”, disse Santos, lembrando a qualidade da feira. “É uma feira muito boa, com muitos expositores, muita tecnologia e participação de empresas de pequeno, médio e grande porte e produtores. Ela reflete a pujança da produção de proteína animal brasileira, que representa o motor da economia brasileira.”
USDA eleva estimativa de produção de soja no Brasil em 2025/26 a 178 milhões de t
A estimativa de embarques passou de 112,50 milhões para 114 milhões de toneladas. Os números constam do relatório de oferta e demanda de janeiro.
Continue Reading USDA eleva estimativa de produção de soja no Brasil em 2025/26 a 178 milhões de t
Valorização da mulher no agro
A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2026 como o Ano Internacional da Mulher Agricultora e confiou à FAO a coordenação da agenda global.
Nova lei paraguaia abre caminho para cultivo de tilápia no reservatório de Itaipu
Até então, a atividade era inviável no lado paraguaio por restrições legais, apesar de estudos técnicos já apontarem a viabilidade ambiental e produtiva do cultivo da tilápia no reservatório.
Continue Reading Nova lei paraguaia abre caminho para cultivo de tilápia no reservatório de Itaipu
BC concorda com inspeção sobre Banco Master, diz presidente do TCU
O ministro esteve reunido nesta tarde com o presidente do BC, Gabriel Galípolo e disse que a autoridade monetária garantiu acesso aos documentos que fundamentaram a decisão.
Continue Reading BC concorda com inspeção sobre Banco Master, diz presidente do TCU
SCL Agro amplia estrutura fabril e reforça eficiência industrial e logística
Investimentos estruturantes fortalecem a capacidade produtiva da companhia, elevam padrões técnicos e preparam a operação para atender às demandas crescentes do agronegócio.
Continue Reading SCL Agro amplia estrutura fabril e reforça eficiência industrial e logística
Paixão, dedicação e nutrição transformam haras paranaense em potência do turfe
Conquista do puro-sangue inglês Obataye na maior prova de turfe argentino coroa trajetória de sucesso do Haras Rio Iguassu, após faturar seis das 21 provas de Grupo 1 em 2025.
Continue Reading Paixão, dedicação e nutrição transformam haras paranaense em potência do turfe





