
Clima desta terça-feira (5): frente fria se afasta, mas ainda provoca instabilidades no país
A frente fria que atuava sobre parte do Brasil começa a se afastar pelo oceano, mas seu efeito ainda é sentido em diversas regiões. O dia será marcado por contrastes no clima, com chuvas localizadas em algumas áreas e tempo seco predominando em outras.
Sul
A instabilidade ainda persiste entre o norte do Rio Grande do Sul e o leste do Paraná, com possibilidade de pancadas de chuva de intensidade moderada. No restante do território gaúcho e no interior paranaense, o tempo deve se manter estável com variação de nuvens. Em Santa Catarina, o dia ainda será instável em boa parte do estado, com exceção do oeste, onde o tempo tende a firmar.
Sudeste
A atuação de um cavado em níveis médios da atmosfera, aliada à umidade do oceano, favorece a ocorrência de chuvas isoladas no interior e litoral de São Paulo, especialmente na Baixada Santista e no litoral sul. No Espírito Santo, também há chance de precipitações ocasionais na faixa litorânea. Nas demais áreas da região, o tempo continua seco, com destaque para os baixos índices de umidade do ar durante a tarde.
Centro-Oeste
O tempo firme predomina na maior parte da região. Goiás e o Distrito Federal seguem com clima seco, calor e baixa umidade. Já no sudoeste de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, ainda há possibilidade de pancadas de chuva rápidas e isoladas no período da tarde.
Nordeste
A umidade vinda do oceano mantém o tempo instável entre o litoral da Bahia e o Rio Grande do Norte. As chuvas devem ser mais significativas entre Alagoas e Pernambuco. No litoral do Maranhão, também há chance de chuva. No interior nordestino, o tempo seco segue predominando e os níveis de umidade do ar continuam baixos.
Norte
As instabilidades permanecem entre o Amazonas, Acre e parte de Rondônia. Há risco de chuva mais volumosa principalmente na metade sul do Amazonas. Também podem ocorrer chuvas fortes em pontos do litoral do Pará e do Amapá. Em Tocantins e Roraima, o tempo deve seguir firme e seco ao longo do dia.
Escrito por Compre Rural
VEJA MAIS:
- Após perder o próprio filhote, égua cuida de potrinho com deficiência rejeitado pela mãe
- Desafio na gestão de rotina em fazendas leiteiras: qual é a realidade brasileira?
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.