Chuvas trazem otimismo ao setor cafeeiro

Para esta semana, a Climatempo prevê novas precipitações no cinturão cafeeiro, o que, conforme análise do Cepea, intensifica as expectativas positivas entre agentes. 

Os bons volumes de chuvas registrados em muitas regiões produtoras de café arábica vêm trazendo otimismo ao setor, à medida que isso tende a favorecer o potencial produtivo da nova safra (2026/27), explicam pesquisadores do Cepea. 

Para o robusta, segundo o Centro de Pesquisas, apesar de um período mais seco que prejudicou o início da temporada, chuvas no norte do Espírito Santo, onde se concentra a maior parte da área da variedade, têm ocorrido em quantidades ainda maiores. 

Embrapa lança cultivar de batata para a indústria de chips e palha

Para esta semana, a Climatempo prevê novas precipitações no cinturão cafeeiro, o que, conforme análise do Cepea, intensifica as expectativas positivas entre agentes. 

Dados divulgados neste mês pela Conab apontam que a produção da safra 2025/26 alcançou 56,5 milhões de sacas, aumentos de 4,3% em relação a 2024 e de 2,5% frente a 2023, mas ainda abaixo do necessário para que os estoques voltem a ficar confortáveis. 

Para a temporada 2026/27, estimativas da Conab devem ser divulgadas em janeiro/26. Além de se tratar de uma safra de bienalidade alta, agentes consultados pelo Cepea indicam que as condições climáticas, mesmo com alguns dias com menor volume de chuva em novembro, estão melhores que as observadas em safras anteriores. 

Fonte: Cepea

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM