
Nesta sexta-feira (20), o ciclone, acompanhado por uma frente fria de fraca intensidade, segue atuando principalmente no leste do Rio Grande do Sul
As condições climáticas no centro-sul do Brasil estão passando por uma mudança significativa nos próximos dias. Um ciclone posicionado ao largo da costa do Rio Grande do Sul segue influenciando o tempo, enquanto um novo sistema frontal começa a se formar, prometendo instabilidades ainda mais acentuadas a partir deste domingo (22).
Instabilidade avança com o ciclone sobre o Sul
Nesta sexta-feira (20), o ciclone, acompanhado por uma frente fria de fraca intensidade, segue atuando principalmente no leste do Rio Grande do Sul. Conforme o sistema se desloca gradualmente em direção ao Oceano Atlântico, a instabilidade atmosférica se espalha por outros estados. Entre esta sexta e o sábado (21), os reflexos serão sentidos também em Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Embora o foco das chuvas esteja mais concentrado sobre o Rio Grande do Sul neste início de fim de semana, as demais áreas do Sul, como Santa Catarina e Paraná, também poderão registrar precipitações, ainda que com menor volume e intensidade.
Nebulosidade predomina no sábado
Ao longo do sábado, o afastamento gradual do ciclone para alto-mar reduz o potencial de chuvas fortes no Sul, mas o céu permanecerá coberto por nuvens em grande parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O modelo europeu ECMWF aponta para a manutenção de nebulosidade densa sobre esses setores. As chuvas, quando ocorrerem, tendem a ser isoladas e de fraca intensidade, principalmente no Paraná e no leste de São Paulo. Já em Minas Gerais e no sul de Mato Grosso do Sul, o cenário será de céu encoberto, mas sem previsão de precipitação significativa.
Domingo marca a formação de uma nova frente fria
As condições voltam a mudar de forma mais expressiva a partir da madrugada de domingo (22). O desenvolvimento de uma nova frente fria será impulsionado por um aumento do fluxo de umidade em baixos níveis da atmosfera. Esse transporte de umidade favorecerá a formação de nuvens carregadas, com chuvas já nas primeiras horas do dia sobre o oeste do Paraná e partes de Santa Catarina.
Segundo as projeções meteorológicas, a intensidade das precipitações ao longo do domingo poderá variar de moderada a forte, especialmente em municípios catarinenses como Campo Erê e Guarujá do Sul. Com o avanço do dia, o canal de umidade se fortalece ainda mais, ampliando a área de atuação das chuvas.
Alerta para volumes elevados de precipitação
Durante a tarde e noite de domingo, o cenário de instabilidade se estende para o norte do Rio Grande do Sul, todo o território de Santa Catarina e o centro-sul do Paraná. O destaque vai para o oeste paranaense, região que poderá receber os maiores volumes de chuva até o final do dia.
A segunda-feira (23) começará com a nova frente fria já consolidada e com potencial para provocar acumulados expressivos de precipitação desde o sul do Mato Grosso do Sul até o norte do Rio Grande do Sul. Áreas próximas à fronteira com o Paraguai e o oeste catarinense devem receber mais de 90 mm de chuva em apenas 24 horas. Cidades como Realeza (PR), Capitão Leônidas Marques (PR), Formosa do Sul (SC) e Jardinópolis (SC) estão entre os locais com maior risco para transtornos.
Outras regiões também serão impactadas
Enquanto o Sul enfrenta o maior volume de chuva, áreas pontuais do sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul podem registrar acumulados superiores a 25 mm no domingo. Nas demais regiões desses estados, as precipitações serão mais modestas, com baixos riscos de impactos significativos.
O cenário reforça a necessidade de atenção por parte da população e autoridades, principalmente nas regiões com previsão de chuva mais intensa.
Escrito por Compre Rural
VEJA MAIS:
- Agronegócio brasileiro tem papel-chave na contenção do aquecimento global
- Pecuaristas estão usando búfalos como proteção contra ataques de onças ao gado
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.