Ciclone extratropical trará tempestades para 4 estados nesta semana

Entre quarta e sexta-feira, são esperados granizo e rajadas de vento que podem ultrapassar os 80 km/h

Entre quinta e sexta-feira (24 e 25), uma área de baixa pressão originada no Paraguai deve se expandir pelo centro-sul do Brasil, provocando chuvas intensas e temporais em diversos estados, conforme informações da Climatempo.

Esse fenômeno será intensificado por um cavado meteorológico nos níveis médios da atmosfera, que também contribuirá para a formação de um ciclone extratropical nas proximidades da costa do Sudeste.

A partir de quarta-feira (23), a previsão aponta para fortes chuvas em Mato Grosso do Sul, especialmente nas regiões oeste e sul do estado.

Na quinta-feira, as chuvas se intensificam no sul-matogrossense, atingindo também áreas do Paraná, Santa Catarina (principalmente nas regiões limítrofes com o Paraná) e São Paulo. A formação de linhas de instabilidade pode gerar ventos fortes e até granizo nessas áreas, com rajadas que podem variar de 60 a 80 km/h.

Na sexta-feira (25), a chuva começa a perder intensidade no Sul do Brasil e em Mato Grosso do Sul, mas ainda deve ser constante em São Paulo, com risco de chuvas intensas e acumulados significativos. Embora o risco de ventania e granizo diminua, a previsão aponta para volumes expressivos de precipitação, principalmente no leste e norte do estado, incluindo a capital paulista.

De acordo com a Climatempo, entre quarta e sexta-feira, os altos volumes de chuva previstos podem resultar em alagamentos e enchentes, com maior risco em áreas de encostas, que estão propensas a deslizamentos de terra. Além disso, os ventos fortes podem causar a queda de galhos e árvores, exigindo atenção especial nas áreas afetadas.

Escrito por Compre Rural

VEJA MAIS:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM