Ciclopia em cabras: nascem com um olho só

Ciclopia em cabras: nascem com um olho só

cabra-nasce-com-um-olho-so
O defeito ocorre devido a uma má formação, na qual os olhos se fundem em um só (Foto: Junior Vieira )

Você já deve ter ouvido falar dos ciclopes, os gigantes imortais dotados de um olho só da mitologia grega.

Pois, se você acreditava que essas criaturas apenas existiam em lendas, dê só uma olhada no curioso bichinho.

De acordo com Rachel Brown, da National Geographic, se trata de uma cabra que nasceu em 2017 no vilarejo de Assam, na Índia, e se transformou em uma atração local. O bichinho tem uma condição chamada ciclopia — sim, caro leitor, o nome foi inspirado nos personagens gregos — e, segundo Rachel, é bastante surpreendente que ele tenha sobrevivido mais do que algumas horas.

Basicamente, a ciclopia acontece quando, durante o desenvolvimento do feto, a divisão do cérebro em dois hemisférios não ocorre. Com isso, em vez de o crânio contar com duas cavidades para acomodar os olhos, ele apresenta uma órbita só.

Cabra de um olho só
Foto: Divulgação

Buscado no MegaCurioso

Casos de Ciclopia em cabras no Brasil

A Revista Globo Rural relatou caso que ocorreu em pequena propriedade no município de São Joaquim do Monte; filhote que sofria com ciclopia morreu dois dias após o nascimento.

Um filhote de cabra nasceu com apenas um olho na Fazenda Brejinho, no município de São Joaquim do Monte, Pernambuco.

Na propriedade vivem apenas 10 cabras e uma criação de gado nelore. Segundo Júnior Vieira, leitor que enviou as informações à Globo Rural, , a cabra sobreviveu apenas dois dias após o nascimento.

cabra-nasce-com-um-olho-so
O defeito ocorre devido a uma má formação, na qual os olhos se fundem em um só (Foto: Junior Vieira )

O caso é raro em caprinos, mas comum em outros animais de grande porte. De acordo com a EMBRAPA Caprinos e Ovinos, a ciclopia é um fenômeno muito raro em caprinos e mais frequente em bovinos e suínos. O defeito ocorre devido a uma má formação, na qual os olhos se fundem em um só e há um subdesenvolvimento ou não desenvolvimento do nariz.

O nascimento da cabra com um olho só pode estar associado à mutações genéticas, deficiência nutricional, aplicação de alguns medicamentos no terço inicial da gestação, intoxicação por agentes químicos, como contato com agrotóxicos ou plantas tóxicas. No Brasil existe a erva Mimosa tenuiflora (jurema preta) e nos Estados Unidos, a Veratrum californicum (veratrum).

A causa também pode ser o elevado grau de endogamia (parentesco próximo) ou consanguinidade. Nesse caso, seria necessário trocar de reprodutores para evitar a cobertura de parente com grande laço de sangue (netas e bisnetas, por exemplo). Para identificar o problema, indica-se entrar em contato com um médico veterinário que possa traçar um plano de ação para impedir novos casos.

PARTILHAR

Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.