
A iniciativa, que aconteceu em 28 e 29 de agosto na sede do frigorífico parceiro Friboi, teve participação de 10 pecuaristas.
A cidade de Colíder (MT) encerrou sua etapa no Circuito Nelore de Qualidade 2025 – promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) – com 769 animais avaliados, todos eles terminados em confinamento. A iniciativa, que aconteceu em 28 e 29 de agosto na sede do frigorífico parceiro Friboi, teve participação de 10 pecuaristas.
A etapa foi resultado do trabalho conjunto entre a ACNB e a Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT), com apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal.
Do total de animais, 241 eram machos não castrados, sendo que 94% deles possuía até quatro dentes incisivos permanentes (menos de 3 anos de idade) e 76% tinha cobertura de gordura mediana. O peso médio foi de 21,2 arrobas.
As fêmeas foram maioria na etapa: 528 cabeças. Cerca de 86% desse rebanho possuía até dois dentes incisivos permanentes (menos de 2 anos de idade) e 94% apresentou cobertura de gordura mediana e uniforme. O peso médio chegou a 16 arrobas.
Mato Grosso possui o maior rebanho do nosso país, com aproximadamente 33 milhões de cabeças de gado. Nesse contexto, a cidade de Colíder possui aproximadamente 400 mil bovinos, o que a coloca em patamar de extrema importância para a pecuária do estado.
“Mais uma vez, Colíder apresentou animais de excelente qualidade, frutos do ótimo trabalho dos pecuaristas participantes. Estamos satisfeitos com os resultados dessa etapa e confiantes que as próximas etapas serão do mesmo nível”, comenta Gabriel Galvão, assistente técnico da ACNB.
Melhor lote de carcaças de machos:
Edras Soares, da Fazenda Telles Pires I (Nova Canaã do Norte/MT) recebeu a medalha de ouro pelo segundo ano consecutivo neste campeonato.
Vanessa Cristina Strapazzon, da Fazenda Rio Pequeno II (Marcelândia/MT) conquistou a medalha de prata e Lorival Antônio Sguissardi, da Fazenda Eldorado (Nova Canaã do Norte/MT) ficou com o bronze.
Melhor lote de carcaças de fêmeas:
Algacir Fistarol, da Fazenda João de Barro (Marcelândia/MT) recebeu a medalha de ouro de melhor lote de carcaças de fêmeas e Adilson Francisco, da Fazenda Pena Dourada (Marcelândia/MT) obteve a prata.
A medalha de bronze foi entregue a Vanessa Cristina Strapazzon. Vencedora de duas medalhas nesta edição (com machos e fêmeas), em 2024 a pecuarista já havia conquistado o ouro entre os lotes de fêmeas.
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Cooperfrigu, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore, com apoio da Minerva Foods. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
VEJA TAMBÉM:
- Oferta restrita sustenta alto no preço do feijão carioca
- Mesmo com aumento na produção estimada, preços do milho seguem firmes
- Óleo de soja tem participação recorde na margem de lucro da indústria de soja
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.