Clima frio na Flórida deve prejudicar pomares de laranja

Pesquisadores do Cepea indicam que esse cenário vem gerando forte preocupação no setor, tendo em vista a já limitada produção cítrica local. 

Desde o fim de janeiro e o início de fevereiro, o estado da Flórida, nos Estados Unidos, tem registrado temperaturas extremamente baixas.

Pesquisadores do Cepea indicam que esse cenário vem gerando forte preocupação no setor, tendo em vista a já limitada produção cítrica local. 

Roberto Rodrigues aponta o Brasil como protagonista da segurança alimentar global

A atual onda de frio amplia os riscos ao pomar, sobretudo porque a exposição das árvores a temperaturas abaixo do ponto de congelamento por períodos superiores a quatro horas pode causar danos significativos tanto à estrutura das plantas (células do tronco e galhos) quanto às folhas e aos frutos.

Diante desse cenário, citricultores passaram a adotar medidas de proteção, como a irrigação por aspersão, com o objetivo de formar uma camada isolante de gelo, além do uso de aquecedores nas lavouras. Ainda assim, de acordo com o Cepea, a eficácia dessas estratégias é limitada quando as condições de frio intenso se mantêm por períodos prolongados.

Nesta semana, as temperaturas já voltaram a subir na Flórida, e chuvas devem ser registradas nos próximos dias com a chegada de uma frente fria. Nesse contexto, apenas com o passar dos dias que os impactos à produção local poderão ser melhor contabilizados. 

Fonte: Cepea 

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM