O fim de semana acabou sendo marcado por chuvas que favoreceram as lavouras e o desenvolvimento da safra 2026/27.
Previsões indicando fortes ventos e chuvas intensas no Sudeste do Brasil para o último final de semana deixaram produtores de café em alerta, mas os impactos sobre as lavouras não foram significativos.
Muitos agentes consultados pelo Cepea estavam receosos de que os fortes ventos atingissem áreas da Mogiana Paulista, da região de Garça (SP) e do Sul de Minas, o que, por sua vez, poderia prejudicar e derrubar os chumbinhos, mas isso não ocorreu.
Os ventos mais fortes foram registrados em algumas áreas de café arábica do norte do Paraná, porém, levantamento do Cepea mostra que os estragos foram bastante pontuais.
Diante disso, o fim de semana acabou sendo marcado por chuvas que favoreceram as lavouras e o desenvolvimento da safra 2026/27.
Colaboradores do Cepea indicam que a maior parte da florada já ocorreu, e, agora, o sucesso da próxima temporada depende de uma boa fixação e desenvolvimento dos chumbinhos. É fundamental que as chuvas persistam para evitar o abortamento dos chumbinhos e para garantir o desenvolvimento da produção.
Fonte: Cepea
VEJA TAMBÉM:
- Ministro Carlos Fávaro recebe movimento Agroligadas e reforça diálogo com mulheres do agro
- Mapa participa de evento oficial do Fundo Verde para o Clima durante a COP30
- Confira linha de crédito com juros a partir de 2% a.a. e prazos de 20 anos para pagar
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.