
Em relação aos nitrogenados, a publicação aponta uma volatilidade com impacto direto do conflito Irã-Israel, redução de produção no Egito e oferta limitada na Rússia.
O boletim ‘Insumos Agropecuários’ da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) analisou o mercado de fertilizantes no mês de junho e destaca o aumento no preço dos insumos devido à alta demanda global e a oferta limitada nos principais mercados.
Em relação aos nitrogenados, a publicação aponta uma volatilidade com impacto direto do conflito Irã-Israel, redução de produção no Egito e oferta limitada na Rússia. Sobre os potássicos e fosfatados, os preços seguem em alta, sustentados pela demanda aquecida.
“Com a aproximação da safra brasileira 2025/2026 e conflitos geopolíticos afetando produção de nitrogenados em importantes players como o Irã, Egito e Rússia, é essencial que os produtores se atentem aos melhores momentos de compra, principalmente para a 2ª safra, a qual concentra a maior parte da demanda do nutriente”, afirma a CNA.
Sobre a ureia, o boletim destaca que embora os preços da ureia no mercado físico brasileiro não tenham apresentado altas imediatas, as cotações reagiram no mercado futuro e internacionalmente. Muitas empresas suspenderam suas tabelas de vendas indicando uma possível reprecificação.
A CNA afirma que as importações de fertilizantes somaram 15,3 milhões de toneladas até maio desse ano, crescimento recorde de 12,5% em relação a 2024. “Esse crescimento no período tem sido impulsionado por fosfatados e potássicos, já que as compras de nitrogenados devem ganhar força a partir de julho.”
Para a CNA, os produtores devem intensificar o planejamento financeiro e adotar estratégias para proteger a rentabilidade. A maior preocupação recai sobre a 2ª safra, já que muitos produtores ainda não adquiriram os insumos.
Fonte: CNA
VEJA TAMBÉM:
- Colheita de milho safrinha avança para 29% no Paraná, afirma Deral
- Previsão: Clima seco deve marcar os próximos dias no Brasil
- Dólar supera R$ 5,50 com tarifas de Trump sobre o Brasil
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.