
Suco de laranja pode ter exportações para Estados Unidos interrompida, segundo levantamento da confederação.
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) calculou o impacto da tarifa de 50% dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A estimativa é de uma perda de US$ 5,8 bilhões. A conta levou em consideração somente as exportações de produtos do agronegócio.
Segundo a entidade, o Brasil vendeu para os norte-americanos US$ 12,1 bilhões de produtos agropecuários no ano passado. A alíquota anunciada provocaria uma queda nesse valor de 48%. A CNA ainda ressalta que alguns produtos devem ter impacto maior do que outros. É o caso do suco de laranja, “em que a tarifa se tornaria impeditiva para o produto brasileiro”.
No caso do café verde, os efeitos devem ser menores. Isso “devido à queda na oferta do grão no mercado internacional nos últimos anos, o que faz com que a capacidade de substituição seja mais rígida”.
O levantamento aponta ainda que alguns produtos devem ficar com tarifa final próxima de 100%. É o caso do açúcar de cana (80,1% até 90,6%, dependendo da classificação) e da carne bovina (76,4%). Outros produtos não têm tarifa e passariam a ter: café verde e derivados de madeira.
A queda estimada na receita em alguns produtos são:
- suco de laranja: 100%;
- café não torrado e não descafeinado: 25%;
- açúcar de cana: 33%;
- carne bovina: 33%;
- sebo de bovinos, ovinos ou caprinos: 50%;
- álcool etílico não desnaturado: 71%.
Ainda conforme a CNA, o levantamento foi feito considerando que a tarifa de 50% seria repassada ao preço final dos produtos nos Estados Unidos. Também levou em consideração a elasticidade das importações. Isso quer dizer o quanto a demanda pelo produto reage se houver alteração no preço, ou seja, a sensibilidade dos consumidores a mudanças no preço.
Fonte: Estadão Conteúdo
VEJA TAMBÉM:
- Gripe aviária: Kuwait, Bahrein, Albânia e Turquia retiram restrições de exportação à carne de aves brasileira
- Colmeia Viva® aposta na educação para proteger abelhas e fortalecer agricultura nacional
- Santa Catarina prorroga redução de ICMS sobre insumos agropecuários, diz Ocesc
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.