Combate aos nematoides ganha nova biotecnologia

Com quatro cepas de Bacilus, lançamento da Satis é dirigido para fase pré-plantio, prevenindo danos ao sistema radicular da planta.

A agricultura regenerativa é um dos pilares estratégicos para o crescimento da Satis nos próximos anos, priorizando seu compromisso com a sustentabilidade do negócio rural. Prova disso é sua inédita linha de biodefensivos Vex, lançada em 2025 e que acaba de ganhar um novo integrante, o Nemavex. Cientificamente testada em laboratório e campo, a solução contém agentes vivos que protegem e estimulam o desenvolvimento da raiz, além de fortalecer o vegetal contra o estresse biológico. Resultados nas culturas de algodão e soja apontaram aumento de seis sacas por hectare na produtividade e 80% de redução de danos nas raízes.

Um dos diferenciais deste novo bionematicida é a aplicação direta in solo na fase pré-plantio. Ele auxilia o combate aos chamados nematoides, como são conhecidos os vermes que atacam as raízes das plantas. Sua composição inclui quatro cepas de bactérias (duas de Bacillus amyloliquefaciens, uma de Bacillus thuringiensis e uma de Bacillus subtilis), atuando por seis mecanismos de defesa diferentes: biofilme radicular, fitohormônios, indução e resistência, compostos voláteis nematicidas, desorientação e metabólito difusíveis nematicidas. Isso garante proteção às raízes, estímulo ao crescimento, saúde do próprio solo e é, claro, mais produtividade.

Biotecnologia nascida na década de 90 revoluciona reprodução de equinos

Há a possibilidade de aplicação em conjunto com outro integrante da família Vex da Satis, o Trichovex. Trata-se de um biofungicida desenvolvido a partir do Trichoderma harzianum e que possui ação direta sobre a microbiota. Os dois produtos complementam a preparação do solo e o manejo biológico, contribuindo para a prevenção de doenças que ficam na terra e atacam o sistema radicular das plantas. Essa medida é essencial para o bom desempenho de grandes culturas como soja, milho, feijão, cana, entre outras.

Mais novidades em biodefensivos

Em paralelo ao seu tradicional portfólio de nutrifisiologia e adjuvantes, a Satis já prepara mais um lançamento no segmento de biológicos, o terceiro produto da linha de biodefensivos Vex, a chegar até o final deste ano. O Multivex chegará para expandir a proteção para a parte aérea da planta. Com formulação baseada em Bacillus amyloliquefaciens e Bacillus velezensis, irá auxiliar o controle de doenças como cercospora, mancha-alvo, oídio e ferrugem-asiática, especialmente no estágio vegetativo (V2 a V4).

As novidades em bioinsumos destacam a atenção da empresa mineira à agricultura regenerativa como estratégia de negócio. “Com a chegada da linha Vex, a Satis dá um passo importante em sua trajetória, reforçando não apenas sua presença no campo, mas também sua missão de impulsionar o futuro da agricultura brasileira com cientificidade, confiança e resultados comprovados. Esse movimento marca a entrada oficial da empresa no segmento de biodefensivos registrados”, destaca Jair Unfried, diretor de Negócios da Satis.

A proposta da linha Vex é oferecer soluções integradas que acompanham o todo processo de plantio em diferentes culturas, desde o preparo de solo até o desenvolvimento final da planta. Isso inclui a formação de frutos ou o preenchimento de grãos, como é o caso da soja, maior segmento do agro nacional e que agora inicia mais um ciclo de plantio no país. Produtos como o TrichoVex e o Nemavex atuam em conjunto no manejo biológico inicial, protegendo raízes e controlando doenças de solo e nematoides, criando um ambiente ideal para o desenvolvimento da planta. Em seguida, o Multivex complementa a proteção no estágio vegetativo, contribuindo para maior resiliência contra doenças foliares.

Sobre a Satis

Especialista em desenvolver soluções em nutrifisiologia, adjuvantes e biológicos para o campo, com 26 anos de atuação no mercado brasileiro, a Satis volta seu olhar ao futuro para, cada vez mais, entender e se antecipar às necessidades dos produtores com soluções adequadas para o agronegócio sustentável. Seu conceito “Lavoura saudável. Negócio sustentável” traduz e reforça a conexão da empresa com o campo e a importância de uma produtividade mais inteligente, alcançada com tecnologias e manejos adequados para garantir maior rentabilidade sem prejuízos ao meio ambiente.

A cultura da inovação, fomentada por meio de pesquisas em seu Campo Experimental em Araxá (MG), sua cidade-sede, conhecimento técnico e parcerias, é fundamental nessa jornada. Como resultado, a Satis oferece um amplo portfólio que contribui para o fortalecimento da raiz às folhas e melhor absorção de nutrientes, especialmente das lavouras de milho, café, soja, feijão, trigo, cana-de-açúcar, algodão e HF. E sem descuidar, também, de tecnologias de aplicação que auxiliam as pulverizações agrícolas, reduzindo perdas e potencializando a ação dos produtos. A saúde das plantas é o primeiro passo para o bom desempenho das safras e a perenidade dos negócios.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM