Comercialização antecipada de soja de MT segue atrasada, aponta Imea

Entre as regiões do Estado, o maior avanço mensal foi observado no oeste, com alta de 6,57 pontos percentuais, seguido pelo centro-sul e Médio-Norte.

A comercialização da soja da safra 2025/26 em Mato Grosso atingiu 27,40% até o final de agosto, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que mostraram um atraso em relação a anos anteriores.

Apesar do avanço mensal de 4,91 pontos percentuais, o ritmo segue abaixo do registrado no mesmo período da safra anterior e da média dos últimos cinco anos.

Pasto degradado: recuperar ou reformar? O que realmente vale mais a pena

Ao final de agosto de 2024, a comercialização antecipada da safra 2024/25 estava em 30,41%, enquanto a média histórica para o mês é de 36,28%, conforme o relatório.

Entre as regiões do Estado, o maior avanço mensal foi observado no oeste, com alta de 6,57 pontos percentuais, seguido pelo centro-sul (+5,63 p.p.) e Médio-Norte (+5,12 p.p.).

Já a comercialização da safra velha de soja (2024/25) atingiu 91,94% do total colhido na temporada anterior.

Milho

A comercialização do milho da recém-colhida safra 2024/25 em Mato Grosso alcançou 68,32% até o final de agosto, segundo o Imea.

O avanço mensal foi de 7,21 pontos percentuais, com destaque para a região Nnrte, que registrou a maior alta no período (+8,84 p.p.).

O ritmo atual está abaixo do registrado no mesmo mês do ano anterior, quando 70,06% da produção já havia sido negociada e também em relação à média dos últimos cinco anos, estimada em 77,61%.

Em relação à safra 2025/26, as vendas antecipadas de milho atingiram 15,51%, acima do índice visto nesta época para a safra 2024/25 (9,82%), mas abaixo da média histórica (22,69%).

Fonte: Reuters

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM