
O texto aprovado na comissão também permite o desmembramento abaixo da fração mínima dos imóveis rurais destinados à agricultura familiar.
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que possibilita o desmembramento da propriedade rural abaixo da fração mínima de parcelamento (FMP) nos casos de divisão do imóvel entre familiares.
O texto aprovado é o substitutivo do deputado Pezenti (MDB-SC) para o Projeto de Lei 2266/19 e seus apensados. O projeto é do deputado Toninho Wandscheer (PP-PR) e insere a medida no Estatuto da Terra.
A FMP é a menor área em que um imóvel rural pode ser dividido. O valor varia por município. Segundo o relator, a proposta aprovada beneficia principalmente os filhos de pequenos agricultores.
“Herdar a propriedade dos pais é a forma mais usual entre as populações camponesas de garantir a reprodução social, cultural e econômica das famílias”, explicou o relator.” Diante desse cenário, a proposição assume papel importantíssimo, dando condições aos parentes diretos de agricultores, que desejam permanecer na atividade agropecuária, de se manterem produtivos”, disse Pezenti.
Agricultura familiar
O texto aprovado na comissão também permite o desmembramento abaixo da fração mínima dos imóveis rurais destinados à atividade agrícola familiar, desde que autorizados previamente pelo órgão fundiário competente.
O Cartório de Registro de Imóveis fará constar a divisão do imóvel. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) poderá prover financiamentos para viabilizar a aquisição da integralidade da área por um ou mais condôminos.
Turismo
A proposta estabelece ainda que a fração mínima de parcelamento será de mil metros quadrados (0,1 hectare) no entorno dos reservatórios de abastecimento de água ou de geração de energia.
O objetivo dessa medida é beneficiar os imóveis rurais que são destinados a atividades turísticas, e não agropecuárias, como os localizados no entorno de lagos de reservatórios de hidrelétricas.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Cidade do boi: município brasileiro tem rebanho bovino 38 vezes maior que sua população
Descubra São Félix do Xingu (PA), a “cidade do boi” do Brasil, que abriga 2,5 milhões de cabeças de gado — 38 bois por habitante. Entenda sua importância para o agronegócio e a economia nacional.
Brasil exporta 3,1 mi de sacas de café em agosto, queda de 17,5% ante ago/24
Menor disponibilidade do produto e tarifaço dos EUA impactam desempenho; no mês, EUA perdem posto de principal importador para a Alemanha.
Continue Reading Brasil exporta 3,1 mi de sacas de café em agosto, queda de 17,5% ante ago/24
Tentativa de caça termina em tragédia: búfalo ataca e mata milionário norte-americano
O acidente aconteceu em 3 de agosto, durante uma caçada na companhia de um guia profissional e de um rastreador local.
Colheita da 2ª safra de milho atinge 96% da área no PR, diz Deral
Em relação ao plantio da safra de verão 2025/26, o Deral mostra que produtores aproveitaram a umidade recente do solo para iniciar a semeadura.
Continue Reading Colheita da 2ª safra de milho atinge 96% da área no PR, diz Deral
Lula vê Ibama mais perto de conceder licença para Petrobras perfurar Foz do Amazonas
A petroleira busca há anos uma licença para perfurar a região, que tem grande potencial para novas descobertas, mas enormes desafios socioambientais.
Pecuaristas dos EUA pedem embargo total à carne brasileira, alegando riscos sanitários
Associação dos pecuaristas dos EUA pressiona por embargo total, alegando riscos sanitários, enquanto Brasil rebate acusações e setor teme perdas bilionárias