Comissão de Agricultura da Câmara convoca ministro da Educação para explicar curso exclusivo do MST na UFPE

Convocação foi aprovada após decisão judicial suspender edital que reservava 80 vagas de Medicina a integrantes do movimento.

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (14), requerimento de convocação do ministro da Educação, Camilo Santana, para prestar esclarecimentos sobre o curso de Medicina criado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que destinava 80 vagas exclusivamente a integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a assentados da reforma agrária.

O pedido foi apresentado pelo presidente do colegiado, deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS), que classificou a medida da universidade como “discriminatória e contrária ao princípio da isonomia previsto na Constituição Federal”. Segundo ele, o uso de recursos públicos para financiar cursos restritos a um grupo ideológico é inaceitável.

Robô usa luz para diagnóstico precoce de doença em algodão e soja

“O Ministério da Educação precisa explicar ao Parlamento e à sociedade por que está permitindo que universidades públicas sejam usadas como instrumentos de militância. Educação deve ser para todos, e não privilégio de movimentos com pautas políticas”, afirmou o deputado, que integra a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

A convocação obriga o ministro a comparecer à Comissão para esclarecer os critérios adotados na criação do curso e a legalidade da Resolução nº 01/2025 e do Edital nº 31/2025 da UFPE, que deram origem à turma exclusiva.

O caso ganhou repercussão nacional após decisão judicial suspender o edital, acolhendo ação movida pelo vereador Thiago Medina (PL-PE) e por entidades da sociedade civil, que apontaram irregularidades no processo seletivo.

Fonte: Agência FPA

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM