
O javali é uma espécie exótica invasora que causa graves prejuízos ambientais, sanitários, econômicos e sociais em diversos biomas brasileiros.
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta quarta-feira (27) sobre o controle populacional do javali no Brasil.
O debate atende a pedido do deputado Pezenti (MDB-SC) e está marcado para as 14 horas, em plenário a ser definido.
O deputado destaca que o javali é uma espécie exótica invasora que causa graves prejuízos ambientais, sanitários, econômicos e sociais em diversos biomas brasileiros.
Ele afirma que a presença descontrolada do animal tem causado graves danos à agropecuária, especialmente à agricultura familiar, com a destruição de lavouras e prejuízos que podem se estender por várias safras.
A espécie, segundo o parlamentar, também representa risco para o rebanho suíno, por potencializar a disseminação de doenças como a peste suína, e ameaça a biodiversidade ao competir com espécies nativas, predar animais silvestres e degradar cursos d’água e nascentes.
Pezenti acrescenta ainda que o processo de controle e caça do javali no Brasil é marcado por significativa burocracia, o que dificulta uma resposta mais efetiva e coordenada ao avanço da espécie invasora.
“Por isso, a audiência é fundamental para discutir alternativas práticas e buscar soluções efetivas de enfrentamento à espécie invasora”, diz o deputado.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
VEJA TAMBÉM:
- Brasil participa da 45ª Reunião do Comitê Executivo do IICA e reforça compromissos com agropecuária sustentável
- Produção de etanol nos EUA cede 0,2%, para 1,070 milhão de barris por dia
- Com Chicago e dólar voláteis, mercado de soja deve seguir esvaziado no Brasil
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.