
O plantio da soja, segundo a Agência Safras, está acima da média dos últimos cinco anos e também apresenta ritmo acelerado em relação à semana passada.
O plantio da safra de soja 2024/25 no Brasil chegou a 78,2% da área prevista até o dia 14 de novembro, segundo dados da consultoria Safras & Mercado. O número é superior à média dos últimos cinco anos, que é de 71,1%.
Em comparação com a semana passada, quando o índice era de 69,1%, o ritmo do plantio tem se acelerado. Em relação ao ano passado, quando o progresso era de 68,2% no mesmo período, o cenário também é mais positivo, o que pode favorecer o ciclo da soja e possibilitar uma colheita mais antecipada.
O clima no plantio e colheita da soja
As condições climáticas variam entre as principais regiões produtoras da soja. Em algumas áreas, como o Centro-Oeste e o Sul, a chegada de chuvas fortes pode atrasar os trabalhos no campo, afetando tanto o plantio quanto a colheita.
Em algumas regiões, o tempo firme e a previsão de chuvas moderadas nos próximos dias devem ajudar na recuperação da umidade do solo e no desenvolvimento das lavouras. Na região Norte, por exemplo, o retorno da umidade favorece tanto a soja quanto o milho.
Por outro lado, o Oeste de Mato Grosso do Sul enfrenta um período de seca nas lavouras de soja, com a falta de chuvas prevista para persistir por cerca de 10 dias. Esse quadro eleva o risco de incêndios, exigindo cuidados redobrados dos produtores.
A expectativa é que as chuvas mais volumosas só retornem no final de novembro, e a umidade do solo deverá ser recuperada mais efetivamente apenas em dezembro. Até lá, os produtores precisarão recorrer à irrigação para garantir a saúde das lavouras.
Com Agência Safras
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Berne no gado: além do desconforto, o prejuízo escondido na carcaça
Larvas da mosca Dermatobia hominis causam dor, reduzem produção e desvalorizam o couro brasileiro
Continue Reading Berne no gado: além do desconforto, o prejuízo escondido na carcaça
Comercialização antecipada de soja de MT segue atrasada, aponta Imea
Entre as regiões do Estado, o maior avanço mensal foi observado no oeste, com alta de 6,57 pontos percentuais, seguido pelo centro-sul e Médio-Norte.
Continue Reading Comercialização antecipada de soja de MT segue atrasada, aponta Imea
“FPA vai trabalhar para fechar as portas para o crime no campo”, afirma Lupion
Para o presidente da FPA, deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), o Brasil vive sob ameaça constante do crime organizado, inclusive nas cadeias produtivas.
Continue Reading “FPA vai trabalhar para fechar as portas para o crime no campo”, afirma Lupion
Tegram movimenta em agosto 1,75 milhão de t de soja e milho
No acumulado do ano, 148 navios foram carregados com 10 milhões de toneladas de grãos, sendo 9,23 milhões de toneladas de soja.
Continue Reading Tegram movimenta em agosto 1,75 milhão de t de soja e milho
Crise mundial na produção de cacau abre novas possibilidades ao Brasil
Com manejo correto e o uso de tecnologias como a irrigação localizada, Estado do Ceará acelera a retomada da cultura no País e ganha protagonismo podendo alavancar produtores brasileiros no cenário internacional.
Continue Reading Crise mundial na produção de cacau abre novas possibilidades ao Brasil
Com aumento de 10%, movimentação de grãos e farelos na VLI é recorde no primeiro semestre
No total, a companhia transportou 11,9 milhões de toneladas desses insumos, total 10% maior do que o registrado no mesmo período de 2024.