O plantio da soja, segundo a Agência Safras, está acima da média dos últimos cinco anos e também apresenta ritmo acelerado em relação à semana passada.
O plantio da safra de soja 2024/25 no Brasil chegou a 78,2% da área prevista até o dia 14 de novembro, segundo dados da consultoria Safras & Mercado. O número é superior à média dos últimos cinco anos, que é de 71,1%.
Em comparação com a semana passada, quando o índice era de 69,1%, o ritmo do plantio tem se acelerado. Em relação ao ano passado, quando o progresso era de 68,2% no mesmo período, o cenário também é mais positivo, o que pode favorecer o ciclo da soja e possibilitar uma colheita mais antecipada.
O clima no plantio e colheita da soja
As condições climáticas variam entre as principais regiões produtoras da soja. Em algumas áreas, como o Centro-Oeste e o Sul, a chegada de chuvas fortes pode atrasar os trabalhos no campo, afetando tanto o plantio quanto a colheita.
Em algumas regiões, o tempo firme e a previsão de chuvas moderadas nos próximos dias devem ajudar na recuperação da umidade do solo e no desenvolvimento das lavouras. Na região Norte, por exemplo, o retorno da umidade favorece tanto a soja quanto o milho.
Por outro lado, o Oeste de Mato Grosso do Sul enfrenta um período de seca nas lavouras de soja, com a falta de chuvas prevista para persistir por cerca de 10 dias. Esse quadro eleva o risco de incêndios, exigindo cuidados redobrados dos produtores.
A expectativa é que as chuvas mais volumosas só retornem no final de novembro, e a umidade do solo deverá ser recuperada mais efetivamente apenas em dezembro. Até lá, os produtores precisarão recorrer à irrigação para garantir a saúde das lavouras.
Com Agência Safras
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Exposições no Nordeste refletem crescimento da ovinocultura na região
Outra exposição nacional ocorrida este mês no Nordeste foi a Dorper e White Dorper, durante a 2ª Serra Expo Berro, em Serra Talhada (PE).
Continue Reading Exposições no Nordeste refletem crescimento da ovinocultura na região
Adiantado, plantio de soja em Mato Grosso supera 60% da área projetada, diz Imea
O ritmo dos trabalhos no principal Estado produtor de soja do Brasil está acima da média de cinco anos para o período.
Continue Reading Adiantado, plantio de soja em Mato Grosso supera 60% da área projetada, diz Imea
Do crédito fácil à crise estrutural: o colapso do financiamento rural e as lições das recuperações judiciais em Tocantins
No Tocantins, a recuperação judicial deixa de ser emergência e se consolida como um instrumento legítimo de planejamento financeiro, garantindo a continuidade da atividade produtiva e preservando o patrimônio rural
Brasil retoma exportações de carne de frango e amplia acesso de produtos agropecuários à Malásia
O encontro resultou na retomada do comércio de carne de frango brasileira com o país asiático e na abertura de seis novos mercados para produtos agropecuários do Brasil.
Quatro milhões de pessoas terão de fazer prova de vida no INSS
Segundo o INSS, a mensagem foi entregue somente para os beneficiários cuja comprovação de vida não pôde ser feita de forma automática pelo sistema.
Continue Reading Quatro milhões de pessoas terão de fazer prova de vida no INSS
Alckmin inaugura Zona de Processamento de Exportação no Mato Grosso
Com uma área de 240 hectares, a ZPE de Cáceres contou com investimentos de R$ 51,3 milhões em obras de infraestrutura e da área administrativa.
Continue Reading Alckmin inaugura Zona de Processamento de Exportação no Mato Grosso





