Como está o plantio da soja? Veja os números atualizados

O plantio da soja, segundo a Agência Safras, está acima da média dos últimos cinco anos e também apresenta ritmo acelerado em relação à semana passada.

O plantio da safra de soja 2024/25 no Brasil chegou a 78,2% da área prevista até o dia 14 de novembro, segundo dados da consultoria Safras & Mercado. O número é superior à média dos últimos cinco anos, que é de 71,1%.

Em comparação com a semana passada, quando o índice era de 69,1%, o ritmo do plantio tem se acelerado. Em relação ao ano passado, quando o progresso era de 68,2% no mesmo período, o cenário também é mais positivo, o que pode favorecer o ciclo da soja e possibilitar uma colheita mais antecipada.

O clima no plantio e colheita da soja

As condições climáticas variam entre as principais regiões produtoras da soja. Em algumas áreas, como o Centro-Oeste e o Sul, a chegada de chuvas fortes pode atrasar os trabalhos no campo, afetando tanto o plantio quanto a colheita.

Em algumas regiões, o tempo firme e a previsão de chuvas moderadas nos próximos dias devem ajudar na recuperação da umidade do solo e no desenvolvimento das lavouras. Na região Norte, por exemplo, o retorno da umidade favorece tanto a soja quanto o milho.

Por outro lado, o Oeste de Mato Grosso do Sul enfrenta um período de seca nas lavouras de soja, com a falta de chuvas prevista para persistir por cerca de 10 dias. Esse quadro eleva o risco de incêndios, exigindo cuidados redobrados dos produtores.

A expectativa é que as chuvas mais volumosas só retornem no final de novembro, e a umidade do solo deverá ser recuperada mais efetivamente apenas em dezembro. Até lá, os produtores precisarão recorrer à irrigação para garantir a saúde das lavouras.

Com Agência Safras

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.

Cenário é de superciclo pecuário global em 2026 e “mundo” vai reter fêmeas, alertam especialistas

Alinhamento raro entre Brasil, Estados Unidos, Austrália e Argentina sinaliza forte restrição de oferta mundial, sustentação de preços e uma das fases mais intensas de valorização da carne bovina da história recente, um cenário chamado de superciclo pecuário global

Continue Reading Cenário é de superciclo pecuário global em 2026 e “mundo” vai reter fêmeas, alertam especialistas

“Touro” nasce geneticamente modificado para produzir 75% de bezerros machos, veja

Tecnologia inédita de edição genética aplicada a bovinos permite direcionar o sexo da progênie, aumentar a eficiência produtiva e reduzir impactos ambientais, mas ainda enfrenta desafios regulatórios; Neste cenário, “touro” nasce geneticamente modificado para produzir 75% de bezerros machos

Continue Reading “Touro” nasce geneticamente modificado para produzir 75% de bezerros machos, veja

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM