O plantio da soja, segundo a Agência Safras, está acima da média dos últimos cinco anos e também apresenta ritmo acelerado em relação à semana passada.
O plantio da safra de soja 2024/25 no Brasil chegou a 78,2% da área prevista até o dia 14 de novembro, segundo dados da consultoria Safras & Mercado. O número é superior à média dos últimos cinco anos, que é de 71,1%.
Em comparação com a semana passada, quando o índice era de 69,1%, o ritmo do plantio tem se acelerado. Em relação ao ano passado, quando o progresso era de 68,2% no mesmo período, o cenário também é mais positivo, o que pode favorecer o ciclo da soja e possibilitar uma colheita mais antecipada.
O clima no plantio e colheita da soja
As condições climáticas variam entre as principais regiões produtoras da soja. Em algumas áreas, como o Centro-Oeste e o Sul, a chegada de chuvas fortes pode atrasar os trabalhos no campo, afetando tanto o plantio quanto a colheita.
Em algumas regiões, o tempo firme e a previsão de chuvas moderadas nos próximos dias devem ajudar na recuperação da umidade do solo e no desenvolvimento das lavouras. Na região Norte, por exemplo, o retorno da umidade favorece tanto a soja quanto o milho.
Por outro lado, o Oeste de Mato Grosso do Sul enfrenta um período de seca nas lavouras de soja, com a falta de chuvas prevista para persistir por cerca de 10 dias. Esse quadro eleva o risco de incêndios, exigindo cuidados redobrados dos produtores.
A expectativa é que as chuvas mais volumosas só retornem no final de novembro, e a umidade do solo deverá ser recuperada mais efetivamente apenas em dezembro. Até lá, os produtores precisarão recorrer à irrigação para garantir a saúde das lavouras.
Com Agência Safras
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Carne bovina brasileira, em processo de “transição”, está no centro de um debate global
Setor pecuário do Brasil reconhece desafios ambientais, defende rastreabilidade e busca conciliar produção de alimentos com preservação das florestas tropicais; Cenário coloca a indústria de carne bovina brasileira, em processo de “transição”, no centro de um debate global sobre o desmatamento.
Centro-Sul processa 15,99 milhões de t na 2ª quinzena de novembro, mostra Unica
As informações constam do levantamento quinzenal da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), divulgado nesta terça-feira.
Continue Reading Centro-Sul processa 15,99 milhões de t na 2ª quinzena de novembro, mostra Unica
Brasil amplia mercados do agronegócio e passará a exportar novos produtos para sete países
Autorizações sanitárias abrem espaço para itens agrícolas e agroindustriais em destinos estratégicos, reforçando a diversificação das exportações brasileiras.
Capim verde mesmo com poucas chuvas? Sim, é possível!
Descubra como o Tifton 85 supera a braquiária na seca. Aumente a produtividade em 10x, garanta pasto verde sem irrigação e reduza custos. Saiba mais aqui!
Continue Reading Capim verde mesmo com poucas chuvas? Sim, é possível!
Bioherbicida à base de bactéria da Caatinga pode controlar planta invasora resistente a químicos
Descoberta de pesquisadores da Embrapa e da USP revela compostos naturais capazes de inibir a buva, uma das plantas daninhas mais problemáticas da agricultura brasileira, abrindo caminho para soluções mais sustentáveis no campo A agricultura brasileira pode estar mais próxima de uma alternativa eficiente e ambientalmente responsável para o controle de plantas daninhas resistentes aos…
Etanol: preço sobe em 15 Estados e no DF, cai em 8 e fica estável em 3 na semana
Em São Paulo, principal Estado produtor, consumidor e com mais postos avaliados, o preço subiu 0,72% na comparação semanal, a R$ 4,21 o litro.
Continue Reading Etanol: preço sobe em 15 Estados e no DF, cai em 8 e fica estável em 3 na semana





