Como está o plantio da soja? Veja os números atualizados

O plantio da soja, segundo a Agência Safras, está acima da média dos últimos cinco anos e também apresenta ritmo acelerado em relação à semana passada.

O plantio da safra de soja 2024/25 no Brasil chegou a 78,2% da área prevista até o dia 14 de novembro, segundo dados da consultoria Safras & Mercado. O número é superior à média dos últimos cinco anos, que é de 71,1%.

Em comparação com a semana passada, quando o índice era de 69,1%, o ritmo do plantio tem se acelerado. Em relação ao ano passado, quando o progresso era de 68,2% no mesmo período, o cenário também é mais positivo, o que pode favorecer o ciclo da soja e possibilitar uma colheita mais antecipada.

O clima no plantio e colheita da soja

As condições climáticas variam entre as principais regiões produtoras da soja. Em algumas áreas, como o Centro-Oeste e o Sul, a chegada de chuvas fortes pode atrasar os trabalhos no campo, afetando tanto o plantio quanto a colheita.

Em algumas regiões, o tempo firme e a previsão de chuvas moderadas nos próximos dias devem ajudar na recuperação da umidade do solo e no desenvolvimento das lavouras. Na região Norte, por exemplo, o retorno da umidade favorece tanto a soja quanto o milho.

Por outro lado, o Oeste de Mato Grosso do Sul enfrenta um período de seca nas lavouras de soja, com a falta de chuvas prevista para persistir por cerca de 10 dias. Esse quadro eleva o risco de incêndios, exigindo cuidados redobrados dos produtores.

A expectativa é que as chuvas mais volumosas só retornem no final de novembro, e a umidade do solo deverá ser recuperada mais efetivamente apenas em dezembro. Até lá, os produtores precisarão recorrer à irrigação para garantir a saúde das lavouras.

Com Agência Safras

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.

Carne bovina brasileira, em processo de “transição”, está no centro de um debate global

Setor pecuário do Brasil reconhece desafios ambientais, defende rastreabilidade e busca conciliar produção de alimentos com preservação das florestas tropicais; Cenário coloca a indústria de carne bovina brasileira, em processo de “transição”, no centro de um debate global sobre o desmatamento.

Continue Reading Carne bovina brasileira, em processo de “transição”, está no centro de um debate global

Bioherbicida à base de bactéria da Caatinga pode controlar planta invasora resistente a químicos

Descoberta de pesquisadores da Embrapa e da USP revela compostos naturais capazes de inibir a buva, uma das plantas daninhas mais problemáticas da agricultura brasileira, abrindo caminho para soluções mais sustentáveis no campo A agricultura brasileira pode estar mais próxima de uma alternativa eficiente e ambientalmente responsável para o controle de plantas daninhas resistentes aos…

Continue Reading Bioherbicida à base de bactéria da Caatinga pode controlar planta invasora resistente a químicos

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM