Competição de morfologia do cavalo crioulo premia égua do Paraná

Disputa envolveu 271 animais na final

Os cavalos crioulos, que possuem a maior representação entre os animais na Expointer – com um crescimento de 11,6% em relação a 2024 –, tiveram consagrado seu campeão – ou melhor, campeã – de morfologia no domingo (31/8). A égua Belle Reserva, da expositora Elizabeth Lemanski, foi consagrada numa competição que envolveu 271 animais na final, a maior parte (150) composta por fêmeas. A competição de Morfologia do Cavalo Crioulo é promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

“Dedico esse prêmio às minhas filhas. O futuro está aí com a gente”, disse Elizabeth. A pecuarista paranaense é proprietária da Fazenda Paraíso, Balsa Nova (PR). A final também foi disputada por equinos, machos e fêmeas, criados em Bagé, Santiago, Pelotas e Santa Cruz do Sul (RS).

O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Edivilson Brum, e o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Vilson Covatti, participaram do evento e da premiação.

“O julgamento representa o somatório de todo um ano de trabalho no pilar morfológico da raça crioula. A seleção dos criadores que colocam seus animais na competição envolve um sentimento especial, com muita dificuldade, mas também reconhecimento”, destaca o presidente da ABCCC, César Hax.

Longo caminho

O caminho para chegar até a final foi longo. Foram 1.500 eventos realizados até a final, começando pelo credenciamento dos conjuntos, com os Núcleos de Criadores, até as classificatórias regionais. As seletivas envolveram nove Estados brasileiros, reunindo mais de 2 mil animais.

A partir desta semana, o resultado de um ciclo inteiro de trabalho culminará no dia mais esperado pela comunidade que acompanha a criação de cavalo crioulo: a grande final do Freio de Ouro. As provas do Freio de Ouro iniciam-se na terça-feira (2/9), com final no sábado (6/9), na Arena do Cavalo Crioulo.

Calendário da ABCCC na 48ª Expointer

Terça-feira – 2/9

8h30 – Etapa morfológica – Categoria Fêmeas – 44º Freio de Ouro
13h30 – Etapa morfológica – Categoria Machos – 44º Freio de Ouro

Quarta-feira – 3/9

8h30 – Andaduras/Figura/VSP/Esbarradas – Categoria Fêmeas (50% dos animais admitidos) – 44º Freio de Ouro
Sequência – Andaduras/Figura/VSP/Esbarradas – Categoria Fêmeas (50% dos animais admitidos) – 44º Freio de Ouro
14h – Exame de admissão – Supercopa do Proprietário – Categorias A
Sequência Supercopa do Proprietário – Andaduras/Figura/Volta Sobre Patas (VSP)/Esbarradas Supercopa do Proprietário – Categorias A

Quinta-feira – 4/9

8h30 – Andaduras/Figura/VSP/Esbarradas – Categoria Machos (50% dos animais admitidos) – 44º Freio de Ouro
Sequência – Andaduras/Figura/VSP/Esbarradas – Categoria Machos (50% dos animais admitidos) – 44º Freio de Ouro
14h – Exame de admissão – Supercopa do Proprietário – Categorias B
Sequência Supercopa do Proprietário – Andaduras/Figura/VSP/Esbarradas Supercopa do Proprietário – Categorias B

Sexta-feira – 5/9

8h30 – Mangueira I – 44º Freio de Ouro
Sequência – Mangueira I – Supercopa do Proprietário – Categorias A e B
Sequência – Campo I – 44º Freio de Ouro
Sequência – Campo I – Supercopa do Proprietário – Categoria A
Sequência – Supercopa Paleteada – 1ª Fase

Sábado – 6/9

8h30 – Fase Final Supercopa Freio do Proprietário – Mangueira II (10 conjuntos cat. A e 10 conjuntos cat. B)
Sequência – Bayard/Sarmento Supercopa Freio do Proprietário – Categorias A e B
Sequência – Campo II Supercopa Freio do Proprietário – Categorias A
Sequência – Final Supercopa Paleteada (8 duplas cat. A e 6 duplas cat. B)

14h – Mangueira II – Fase Final – 44º Freio de Ouro
Sequência – Abertura Oficial da Final do Freio de Ouro
Sequência – Bayard/Sarmento – Fase Final – 44º Freio de Ouro
Sequência – Campo II – Fase Final – 44º Freio de Ouro
Sequência – Confraternização e Encerramento 44º Freio de Ouro

Texto: Fabrízio Fernández Ascom/ Expointer

VEJA MAIS:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM