A partir de agora, a tendência é que seja restabelecido o fluxo normal de comércio de cafés especiais entre as nações.
A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) celebra a retirada das tarifas totais – 10% da tarifa-base + 40% adicionais – aos cafés especiais do Brasil a serem importados pelos Estados Unidos, conforme Ordem Executiva assinada, ontem, 20 de novembro, pelo presidente americano Donald Trump.
Esta nova ordem corrige a distorção criada pelas tarifas entre o principal mercado comprador e consumidor de café, os EUA, e o principal produtor e exportador global, o Brasil.
A partir de agora, a tendência é que seja restabelecido o fluxo normal de comércio de cafés especiais entre as nações, que vinham sendo duramente impactadas pelas distorções criadas pelas tarifas.
Como exemplo, de agosto a outubro — os três meses de vigência do tarifaço —, os embarques de cafés especiais do Brasil aos EUA, o principal mercado importador desse produto nacional, caíram cerca de 55%, saindo de 412 mil sacas de 60 kg no mesmo período de 2024 para as atuais 190 mil sacas. Dessa maneira, a BSCA reitera a celebração da retirada do tarifaço sobre as exportações dos cafés especiais aos EUA e enaltece o trabalho realizado pela cadeia produtiva dos cafés do Brasil, por meio das Associações Brasileiras das Indústrias de Café (ABIC) e de Café Solúvel (ABICS), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) e Conselho Nacional do Café (CNC), e, em especial, os esforços feitos por todo o staff do governo federal do Brasil, que tornou possível esse desfecho favorável.
Fonte: BSCA
VEJA TAMBÉM:
- Dia Mundial da Pesca 2025: Setor bate recordes de produção e vira protagonista no PIB do Agro
- ABPA: Bancos de dados internacionais sobre uso da terra devem ser atualizados
- Poder de compra do suíno frente ao farelo volta a cair
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.