Chuvas de dezembro melhoram a umidade do solo e favorecem a primeira safra no Brasil, aponta Conab, com destaque para Centro-Oeste, Sul e Matopiba.
Os volumes de chuva observados na maior parte do Brasil nos 15 primeiros dias de dezembro contribuíram para a elevação dos níveis de água no solo e para o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, sem prejudicar a finalização da colheita dos cultivos de inverno, destaca a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em boletim. Em geral, as lavouras estão se desenvolvendo sob boas condições na maioria das regiões.
Segundo a Conab, no Centro-Oeste, os maiores volumes de precipitações ocorreram no nordeste de Mato Grosso e no norte de Goiás. “As chuvas registradas foram mais regulares e favoreceram o incremento da umidade do solo. Panorama semelhante foi verificado na região Sudeste“, diz.
No Sul do País, as precipitações ocorreram com distribuição irregular e os maiores volumes foram registrados no norte e oeste do Paraná. “No Rio Grande do Sul, os primeiros cinco dias de dezembro registraram chuvas em baixos volumes, que favoreceram a finalização da colheita dos cultivos de inverno. Entretanto, nos outros períodos analisados, principalmente de 6 a 10 deste mês, os acumulados de chuva auxiliaram na recuperação da umidade do solo, promovendo condições mais favoráveis à semeadura e ao desenvolvimento das lavouras“, informa a estatal.
Em relação ao Paraná e Santa Catarina, as condições climáticas na primeira quinzena do mês foram, no geral, favoráveis para o desenvolvimento das lavouras.
Na região Norte, os volumes de chuva registrados no Tocantins e em parte do sul e noroeste do Pará favoreceram o plantio e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.
“No entanto, houve restrição em parte das lavouras devido à irregularidade das chuvas e às altas temperaturas no nordeste paraense.” Já no Nordeste, os volumes acumulados na maior parte da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) favoreceram a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, mas foram insuficientes para parte das lavouras do leste, centro e oeste do Maranhão, diz a Conab.
VEJA MAIS:
- Bill Gates quer mudar a pecuária tradicional: a substituição da carne bovina pela carne artificial
- Pecuária de Precisão: Como definir metas que maximizam o lucro no próximo ano
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.