Conexão Delta G define reprodutores que irão compor bateria do Programa Touro Jovem

O teste de progênie seleciona os animais com alto potencial genético que serão utilizados na reprodução com a finalidade de identificar os futuros pais das próximas gerações.

A edição do Programa Touro Jovem (TJ) das raças Hereford e Braford, da Conexão Delta G, safra 2023, já tem seus integrantes selecionados. Os touros foram encaminhados para a Central Progen/Alta Genetics, em Dom Pedrito, para fins de congelamento de sêmen e distribuição entre os 17 conectados, que são os associados da entidade.

Integrante do Conselho Técnico da Conexão Delta G, Eduardo Peixoto reforça que o teste de progênie seleciona os animais com alto potencial genético que serão utilizados na reprodução com a finalidade de identificar os futuros pais das próximas gerações. Peixoto destaca que as características avaliadas através das Diferenças Esperadas na Progênie (DEPs) são de extrema importância econômica, como conformação, precocidade, musculatura, tamanho e ponderal. “Características medidas por ultrassonografia de carcaça (área de olho de lombo, espessura de gordura subcutânea e grau de marmoreio), bem como perímetro escrotal ajustado e resistência a carrapatos com a utilização da Genômica nos conferem uma maior precisão dos dados” ressalta.

Colaboração e rastreabilidade abrem caminho para a competitividade dos agroquímicos chineses no Brasil

Peixoto observa que estas características são avaliadas no nascimento, na desmama e pós desmama (18 meses). “A genotipagem utilizada para avaliação genômica ajuda também a identificar a paternidade de filhos de Reprodutor Múltiplo (RM) que são utilizados, auxiliando o produtor a ter sucesso e lucro no seu criatório”, explica.

O integrante do Conselho Técnico da Conexão Delta G acrescenta que, o que se espera a cada geração, é que os produtos sejam superiores aos pais, que é basicamente o que se busca em um programa de melhoramento genético. Com uma média anual de 10 mil animais controlados por ano e um banco histórico de dados de cerca de meio milhão de animais, o Programa de Touro Jovem, da Conexão Delta G, já testou mais de 300 touros jovens em 35 anos.

O programa Touro Jovem é realizado em parceria com a GenSys, empresa privada brasileira, fundada em 1991, que desenvolve tecnologia e oferece serviços de avaliação genética e assessoria em melhoramento genético animal no Brasil e países da América Latina. A sócia fundadora da GenSys, Fernanda Brito, destaca três responsáveis pelos resultados: a pressão de seleção, já que menos de 0,5% dos machos avaliados são escolhidos através de critérios técnicos para o Programa de Touro Jovem, uso do Programa de Acasalamento Dirigido (PAD) e treinamento e comprometimento de todas as pessoas envolvidas no processo.

De acordo com Fernanda, o papel da GenSys no programa Touro Jovem é “colocar sua expertise na estimativa dos valores genéticos dos animais por meio da aplicação de métodos avançados, utilizando a genômica como ferramenta para aumentar a acurácia dos resultados”, define. A GenSys também é responsável pelo treinamento dos técnicos das empresas envolvidas na avaliação de campo.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM