Confiança do produtor rural dos EUA cai em dezembro, pressionada pela concorrência do Brasil nas exportações de soja, aponta relatório da Purdue.
A confiança dos produtores rurais dos Estados Unidos diminuiu levemente em dezembro, conforme relatório mensal da Universidade Purdue e do CME Group. O indicador conhecido como Barômetro da Economia Agrícola recuou 3 pontos em comparação com novembro, atingindo 136 pontos.
A queda do indicador refletiu principalmente a perspectiva menos favorável para o futuro. O Índice de Expectativas Futuras caiu 4 pontos, para 140 pontos. Já o Índice de Condições Atuais ficou inalterado em 128 pontos.
Segundo o relatório, a apreensão com as perspectivas para exportações de soja dos EUA, diante da concorrência crescente do Brasil, contribuiu para uma visão ligeiramente mais pessimista sobre o futuro entre os produtores.
Em dezembro, 13% dos produtores de milho e soja afirmaram esperar que as exportações de soja recuem nos próximos cinco anos, acima dos 8% registrados em novembro. Da mesma forma, a parcela de produtores que acredita em aumento das exportações de soja caiu de 47% para 39% no mesmo período.
Além disso, 84% dos produtores de milho e soja disseram estar preocupados ou muito preocupados com a competitividade das exportações de soja dos EUA em relação às do Brasil, sendo que 45% se declararam muito preocupados.
VEJA MAIS:
- Como foi o consumo de carne bovina em 2025 e cenário aponta ajustes para 2026
- Citricultura alcança investimento de R$ 2,4 bilhões em MS e mira 50 mil hectares até 2030
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.