Em reforma constitucional, México proíbiu o cultivo de milho transgênicoe e reforça proteção às variedades nativas.
O Congresso do México aprovou na quarta-feira uma reforma constitucional que proíbe o cultivo de milho transgênico e protege as variedades nativas do grão originário do país.
A iniciativa promovida pela presidente Claudia Sheinbaum foi aprovada com 97 votos a favor e 16 contra no Senado, uma semana após a Câmara dos Deputados aprovar a medida.
A normativa agora deve ser aprovada pelos congressos locais de pelo menos 17 dos 32 estados do país, onde o partido governista tem maioria.
A reforma foi proposta por Sheinbaum depois que, em dezembro, o México perdeu uma disputa comercial contra os Estados Unidos no âmbito do tratado comercial USMCA, integrado pelos dois países e o Canadá.
Os Estados Unidos contestaram uma norma mexicana adotada pelo ex-presidente Andrés Manuel López Obrador (2018-2024), que restringia as importações de milho geneticamente modificado.
O painel de resolução de divergências decidiu a favor dos Estados Unidos e o governo de Sheinbaum anulou a norma.
A modificação constitucional aprovada nesta quarta-feira não se refere às importações, mas estabelece que o cultivo de milho no México “deve ser livre” de modificações genéticas feitas “com técnicas que superem as barreiras naturais”.
Isto permite o cultivo de grãos melhorados por meio de métodos de reprodução baseados em práticas tradicionais, enquanto impede o cultivo de milho alterado com “técnicas de biotecnologia moderna”, indica a iniciativa.
Outros usos do milho geneticamente modificado devem ser avaliados para evitar “ameaças à biossegurança” e à saúde, acrescenta o projeto.
O México é o segundo maior comprador mundial de milho, principalmente amarelo, e 95% procedem do mercado dos Estados Unidos, cuja produção é, por sua vez, 93% transgênica.
Esta variedade é usada para forragem, assim como insumo de alimentos industrializados para consumo humano.
Ao mesmo tempo, o país latino-americano é autossuficiente na produção de milho branco, base da dieta de seus 129 milhões de habitantes.
A aprovação da reforma, que reconhece o México como “centro de origem e diversidade do milho”, acontece em um momento de tensão comercial com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que anunciou tarifas de 25% aos produtos importados do Canadá e do México.
Fonte: Istoé
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Mais de 1.000 bovinos morrem após surto de morte súbita em confinamento do Centro-Oeste
Investigação aponta excesso de amido na dieta e “falha” vacinal como principais causas da morte súbita em confinamento; caso expõe alerta crescente para a enterotoxemia em sistemas intensivos.
ALERTA: Ciclone traz chuva de 200 mm e ventos de 100 km/h em três regiões; veja a previsão
Formação de um ciclone entre São Paulo e Rio de Janeiro, avança para o mar e intensifica instabilidades entre Sudeste, Sul e parte do Nordeste; risco inclui chuva forte, alagamentos, deslizamentos e rajadas fortes de vento de até 100 km/h
Acordo Mercosul-UE será assinado em 20 de dezembro, diz Lula
Lula concedeu entrevista à imprensa em Joanesburgo, na África do Sul, onde participou da Cúpula de Líderes do G20 – grupos das maiores economias do mundo. Durante fala ele afirmou que Acordo Mercosul-UE será assinado em 20 de dezembro
Continue Reading Acordo Mercosul-UE será assinado em 20 de dezembro, diz Lula
COP30 fecha acordo histórico e coloca o agro no centro da adaptação climática global foco e transição justa
Pacote de Belém traz 29 decisões que ampliam metas de adaptação, reforçam apoio a países vulneráveis e colocam o agronegócio no centro da agenda climática global; veja os detalhes do acordo histórico da COP30
Bolsonaro permanece preso após audiência de custódia; decisão do STF sai nesta segunda
Ex-presidente Bolsonaro admitiu ter usado ferro de solda no equipamento de monitoramento; Primeira Turma do STF avaliará manutenção da prisão preventiva nesta segunda-feira
Polícia mata dois invasores de terras durante retirada de sem-terra de fazendas
Dois invasores de terras entraram em confronto com a polícia em Rondônia durante uma reintegração de posse e acabaram mortos. Segundo as apurações, as versões contraditórias entre PM, CPT e proprietários das áreas seguem sendo investigadas
Continue Reading Polícia mata dois invasores de terras durante retirada de sem-terra de fazendas





