Em reforma constitucional, México proíbiu o cultivo de milho transgênicoe e reforça proteção às variedades nativas.
O Congresso do México aprovou na quarta-feira uma reforma constitucional que proíbe o cultivo de milho transgênico e protege as variedades nativas do grão originário do país.
A iniciativa promovida pela presidente Claudia Sheinbaum foi aprovada com 97 votos a favor e 16 contra no Senado, uma semana após a Câmara dos Deputados aprovar a medida.
A normativa agora deve ser aprovada pelos congressos locais de pelo menos 17 dos 32 estados do país, onde o partido governista tem maioria.
A reforma foi proposta por Sheinbaum depois que, em dezembro, o México perdeu uma disputa comercial contra os Estados Unidos no âmbito do tratado comercial USMCA, integrado pelos dois países e o Canadá.
Os Estados Unidos contestaram uma norma mexicana adotada pelo ex-presidente Andrés Manuel López Obrador (2018-2024), que restringia as importações de milho geneticamente modificado.
O painel de resolução de divergências decidiu a favor dos Estados Unidos e o governo de Sheinbaum anulou a norma.
A modificação constitucional aprovada nesta quarta-feira não se refere às importações, mas estabelece que o cultivo de milho no México “deve ser livre” de modificações genéticas feitas “com técnicas que superem as barreiras naturais”.
Isto permite o cultivo de grãos melhorados por meio de métodos de reprodução baseados em práticas tradicionais, enquanto impede o cultivo de milho alterado com “técnicas de biotecnologia moderna”, indica a iniciativa.
Outros usos do milho geneticamente modificado devem ser avaliados para evitar “ameaças à biossegurança” e à saúde, acrescenta o projeto.
O México é o segundo maior comprador mundial de milho, principalmente amarelo, e 95% procedem do mercado dos Estados Unidos, cuja produção é, por sua vez, 93% transgênica.
Esta variedade é usada para forragem, assim como insumo de alimentos industrializados para consumo humano.
Ao mesmo tempo, o país latino-americano é autossuficiente na produção de milho branco, base da dieta de seus 129 milhões de habitantes.
A aprovação da reforma, que reconhece o México como “centro de origem e diversidade do milho”, acontece em um momento de tensão comercial com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que anunciou tarifas de 25% aos produtos importados do Canadá e do México.
Fonte: Istoé
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Invasão de 20.000 javalis destrói lavouras, expõe produtores e acende alerta sanitário
Relatório apresentado em audiência pública revela expansão acelerada da espécie invasora – javalis, prejuízos milionários à agricultura e riscos sanitários que envolvem doenças de alto impacto para suínos, rebanhos e seres humanos.
Câmara aumenta penas de prisão para quem maltratar cavalos, e projeto segue para o Senado
Agressão a cavalo que teve as patas cortadas em São Paulo inspirou mudança na legislação; aumento de pena também vale para crimes contra animais silvestres.
Corte exclusivo de MT é destaque no maior festival de churrasco de Santa Catarina
Ao todo, foram servidos 115 quilos do MT Steak no evento, que reuniu gastronomia de alto nível e música ao vivo.
Continue Reading Corte exclusivo de MT é destaque no maior festival de churrasco de Santa Catarina
Mapa e OMSA discutem impactos do clima na saúde animal na AgriZone
Debate destaca necessidade de fortalecer serviços veterinários para proteger rebanhos, sustento de produtores e segurança alimentar diante de eventos climáticos mais extremos.
Continue Reading Mapa e OMSA discutem impactos do clima na saúde animal na AgriZone
Tecnologias podem zerar, e até negativar, a pegada de carbono do etanol brasileiro
Apesar do alto potencial nos efeitos no clima, os resultados também revelam que a viabilidade depende de novos mecanismos de incentivo econômico e regulatório.
Continue Reading Tecnologias podem zerar, e até negativar, a pegada de carbono do etanol brasileiro
Mapa dialoga sobre redução de metano e pecuária sustentável na Blue Zone
Encontro realizado nesta segunda-feira (17) reuniu financiadores e organismos internacionais para avançar em ações de pecuária de baixa emissão.
Continue Reading Mapa dialoga sobre redução de metano e pecuária sustentável na Blue Zone





