
Ronaldo Silva, produtor do município de Cristina, na região da Mantiqueira de Minas, foi o grande campeão do Cup Of Excellence, o principal concurso de cafés especiais do país; Conheça a história do melhor café do Brasil.
Em meio a desafios climáticos e instabilidade de mercado, o Brasil conheceu o vencedor da safra de café arábica de 2024. Ronaldo Silva, produtor do município de Cristina, na região da Mantiqueira de Minas, foi o grande campeão do Cup Of Excellence, o principal concurso de cafés especiais do país, ao alcançar 92,32 pontos na xícara com seu lote de apenas oito hectares.
A jornada de Ronaldo até o título foi marcada por dedicação e mudanças estratégicas em seu manejo. Produtor de café há poucos anos, ele começou a enviar amostras ao concurso em 2020, mas somente em 2023 alcançou os primeiros lugares. Foi nesse período que, após ajustes em suas técnicas de pós-colheita, ele conseguiu elevar a qualidade de seu café a um nível excepcional.
“Optei por deixar o café em sombra para não secar muito rápido e evitar o sol intenso“, contou Ronaldo ao EP Agro, logo após receber a notícia de sua vitória. Ele também destacou a importância das práticas de sustentabilidade e rastreabilidade, fatores que garantem a consistência e qualidade do café, valorizando ainda mais o produto.
A importância da categoria via-seca e o reconhecimento internacional
O lote vencedor de Ronaldo competiu na categoria via-seca, principal vitrine do Brasil no mercado internacional. Essa categoria é dedicada aos cafés naturais, que secam com a casca, agregando características marcantes de sabor e aroma.
Na edição deste ano, o concurso que elegeu o melhor café do Brasil foi especialmente exigente, com um total de 40 amostras finalistas submetidas a uma rigorosa avaliação, que envolveu provadores e especialistas nacionais e internacionais.
Concorrência acirrada e padrões elevados
Para ser reconhecido, o café precisava alcançar uma pontuação mínima de 87 pontos em uma escala de 0 a 100. O concurso dividiu-se em três categorias: via seca para cafés naturais, via úmida para cerejas descascados ou despolpados, e experimental, onde os cafés passam por processos de fermentação induzida. Este ano, o padrão foi mais elevado: 13 amostras ultrapassaram os 90 pontos, atingindo a classificação “presidencial” e reforçando o reconhecimento da excelência dos cafés especiais brasileiros.

A valorização do café brasileiro
A conquista de Ronaldo Silva no Cup Of Excellence exemplifica como pequenos produtores podem competir em pé de igualdade com grandes fazendas ao investirem na qualidade e inovação no manejo. Com o reconhecimento no mercado internacional, o café brasileiro ganha força e prova seu valor em meio à crescente demanda por cafés de alta qualidade.
Com uma produção pequena e muito foco na excelência, Ronaldo não apenas garantiu uma posição de destaque para si, mas também para a região da Mantiqueira de Minas, conhecida por suas condições ideais para a cafeicultura e, agora, reconhecida mundialmente como um polo de cafés premiados.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Morre Roy Cooper, o maior nome do rodeio e oito vezes campeão mundial
Lenda das arenas, o “Super Looper”, Roy Cooper fez história com oito títulos mundiais, revolucionou o tie-down roping com velocidade e técnica, e abriu caminho para uma dinastia familiar no rodeio profissional
Continue Reading Morre Roy Cooper, o maior nome do rodeio e oito vezes campeão mundial
Genética de excelência marca a parada na Estância Bela Vista do Mundial Braford
Localizada em uma região de campos rasos sobre solo basáltico, a propriedade apresentou aos visitantes a adaptação do Braford às condições naturais da fronteira oeste gaúcha.
Continue Reading Genética de excelência marca a parada na Estância Bela Vista do Mundial Braford
Mercado de exportação do arroz segue aquecido no primeiro semestre de 2025
Segundo informações da Federarroz, a expectativa é de negócios em boa escala especialmente para países da América Central.
Continue Reading Mercado de exportação do arroz segue aquecido no primeiro semestre de 2025
Ideagro inicia operação no Brasil com inauguração de centro de pesquisa agrícola
Investimento na primeira unidade fora da Europa, em parceria com a Uningá, permitirá análises e desenvolvimento de soluções biotecnológicas focadas no mercado nacional.
Continue Reading Ideagro inicia operação no Brasil com inauguração de centro de pesquisa agrícola
Preço do bezerro sobe quase 5% em uma das mais importantes praças pecuárias; veja
Alta é puxada pela menor oferta de animais jovens e incentiva retenção de matrizes em Mato Grosso, principal produtor de bovinos do país.
Continue Reading Preço do bezerro sobe quase 5% em uma das mais importantes praças pecuárias; veja
Bauer do Brasil lidera nova fase global da empresa austríaca
Empresa lança campanha global durante a Agrishow e consolida o Brasil como base de sua estratégia internacional de marketing.
Continue Reading Bauer do Brasil lidera nova fase global da empresa austríaca