
Carinhosamente apelidada de “Quintal do Zeca”, a propriedade abriga uma verdadeira comunidade de animais, incluindo porcos, patos, coelhos, galinhas, cachorros e mais de 40 gatos resgatados
Longe dos palcos, dos flashes e da correria da cidade grande, Zeca Pagodinho cultiva uma vida simples e afetiva em meio à natureza. É em seu sítio em Xerém, distrito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, que o sambista encontra sossego, rodeado por animais, amigos e projetos sociais que refletem sua generosidade e seu jeito autêntico de viver.
Adquirido em 1991, o sítio de Zeca é mais que um lar, é um espaço de afeto, acolhimento e ação social. Carinhosamente apelidada de “Quintal do Zeca”, a propriedade abriga uma verdadeira comunidade de animais, incluindo porcos, patos, coelhos, galinhas, cachorros e mais de 40 gatos resgatados. “Também tem mais de 40 gatos aqui. Eu tenho um neto que tudo quanto é bicho da rua ele traz pra cá”, contou o cantor, em entrevista ao programa É de Casa, da TV Globo.
As cenas que ilustram esse cotidiano já foram mostradas em reportagens do Fantástico, que visitou o espaço em edições anteriores, revelando Zeca nadando em seu sítio e vivendo momentos de pura descontração no campo. A vida por ali é simples, mas cheia de histórias.

O cantor, nascido em uma família humilde e criado em Irajá, na zona norte do Rio, escolheu Xerém para construir uma rotina mais tranquila ao lado da esposa, Monica Piquet. Foi no sítio que criaram dois dos quatro filhos do casal e plantaram as raízes de um projeto que vai muito além da música.
No local, Zeca fundou o Instituto Zeca Pagodinho, que oferece atividades culturais e sociais para a comunidade local. Um dos pilares do trabalho é a equoterapia, método terapêutico e educacional que utiliza cavalos para auxiliar no desenvolvimento de crianças com necessidades especiais, especialmente entre 5 e 8 anos. A proposta, segundo o Instituto, é promover saúde, bem-estar e inclusão por meio do contato com os animais e a natureza.

Além de ser um abrigo para os animais e um polo de transformação social, o sítio também é cenário de encontros memoráveis. Ney Matogrosso, Maria Bethânia, Patricia Pillar e Ana Maria Braga são alguns dos amigos que já passaram por ali.
No última mês, por exemplo, Zeca recebeu Ney para um almoço descontraído. Lá pelas tantas, os dois foram vistos passeando pelo terreno com o famoso triciclo vermelho do cantor, o mesmo que já levou na garupa Maria Beltrão e os carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora. O vídeo do passeio, publicado nas redes sociais, viralizou rapidamente, encantando fãs com a leveza e o bom humor do anfitrião.

Entre rodas de samba, tardes de descanso e ações sociais, o “Quintal do Zeca” é um espaço que traduz a essência do artista: generosidade, alegria, simplicidade e muito coração.
Escrito por Compre Rural
VEJA MAIS:
- Conheça o cavalo Friesian, raça milionária criada pelo Gusttavo Lima no Haras Embaixador
- Vacas leiteiras ganham desempenho com redutor de metano
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.