
O etanol de milho vem crescendo rapidamente no Brasil, com analistas do Citibank prevendo que a produção do combustível atingirá 16 bilhões de litros até 2032.
A produção brasileira de milho deve atingir cerca de 125 milhões de toneladas na safra 2024/25, afirmou o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo (Abramilho), Paulo Bertolini, nesta quarta-feira, acrescentando que o consumo do cereal pela indústria brasileira de etanol pode mais que dobrar em breve.
“O etanol de milho já está consumindo cerca de 20 milhões de toneladas de milho este ano e tem a tendência e a possibilidade de consumir mais que o dobro disso em um curto período de tempo”, disse Bertolini à Reuters durante congresso da Abramilho em Brasília.
O etanol de milho vem crescendo rapidamente no Brasil, com analistas do Citibank prevendo que a produção do combustível atingirá 16 bilhões de litros até 2032, ante 9,5 bilhões de litros previstos para a safra 2024/25.
O Brasil tem planos de aumentar a exigência legal para a mistura de etanol na gasolina de 27% para 30%. A demanda pelo combustível renovável tem permitido uma maior exploração, disse Bertolini, acrescentando que o etanol feito de sorgo também está sendo estudado.
“Algumas dessas usinas (de etanol) também estão preparadas para receber sorgo”, disse Bertolini.
Operações de produção de etanol a partir de sorgo estão programadas para começar no Estado do Mato Grosso do Sul ainda este ano, acrescentou.
“O sorgo é bastante interessante no Brasil, ainda é pouco explorado, embora sejamos o terceiro maior produtor de sorgo do mundo, (a produção) é de apenas 5 milhões de toneladas”, disse Bertolini.
O sorgo tem muito potencial de crescimento, ele acrescentou, principalmente entre os agricultores que perdem a janela ideal para plantar milho na segunda safra.
Fonte: Reuters
VEJA TAMBÉM:
- Raízen e a SAFPAC assinam acordo sobre Combustível Sustentável de Aviação
- México vai restringir fluxo de gado do sul e descarta fechar fronteira por causa da lagarta
- Custos de produção de frangos de corte e de suínos sobem em abril
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.