
Mais de 1,2 milhões de toneladas de resíduos da JBS já foram reaproveitadas; no Brasil, Friboi estuda viabilidade de fornecimento para a produção de SAF
Resíduos animais provenientes das operações da JBS nos Estados Unidos, Canadá e Austrália estão sendo transformados em combustível para aeronaves. Em dois anos, 1,2 milhão de toneladas de sebo bovino e banha de porco já foram direcionadas para a produção de Combustível Sustentável para Aviação, conhecido como SAF (sigla em inglês para ‘Sustainable Aviation Fuel’), e outros combustíveis renováveis. O uso do sebo bovino para a geração de biocombustível é conhecido como ‘cowpower’.
Segundo o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), as emissões de dióxido de carbono (CO₂) relacionadas à aviação aumentaram em média 2,6% por ano nos últimos 25 anos e o setor de aviação comercial responde por cerca de 5% da sobrecarga global do clima.
Com isso, o SAF se apresenta como uma alternativa climática amigável ao combustível fóssil, pois pode reduzir as emissões de carbono em até 70% e pode ser usado como uma mistura de até 50% no tanque de querosene usado em aeronaves comerciais.
Para Jason Weller, CSO global da JBS, a iniciativa reforça o compromisso da empresa com a gestão responsável de resíduos e com a promoção da economia circular em suas operações. “O setor de aviação foi historicamente desafiado na descarbonização, pois depende de combustível fóssil. Ao reaproveitar resíduos animais, contribuímos para o meio ambiente e ajudamos este setor crítico em seu processo de descarbonização”, afirma.
No Brasil, a Friboi iniciou estudos para testar a viabilidade de fornecer resíduos animais para a produção de combustível de aviação. Já a Biopower, também da JBS, avalia a viabilidade de produção de combustível renovável para navios, como opção ao bunker oil, combustível fóssil predominantemente utilizado pelas embarcações marítimas.
A Biopower é uma das maiores produtoras brasileiras de biodiesel a partir de resíduos orgânicos do processamento de bovinos – uma alternativa para emitir 80% menos gás carbônico em comparação ao diesel fóssil. A empresa possui três plantas em operação, nas cidades de Mafra (SC), Lins (SP) e Campo Verde (MT).
Biodiesel B100
Em 2023, a JBS deu início a um projeto para introduzir o uso de biodiesel 100% (B100) em sua frota própria de caminhões. Um caminhão da montadora holandesa DAF já utiliza o B100 com o objetivo de comprovar a qualidade do biocombustível como um importante substituto para o setor. O caminhão já passou de 120 mil km de uso. O resultado mostrou que o veículo abastecido com biodiesel 100% (B100) apresentou rendimento equivalente ao diesel e emissão de até 80% menos gás carbônico.
Os testes com B100 na frota de caminhões estão em linha com o movimento de expansão dos biocombustíveis na matriz de transportes do Brasil. Desde 1º de março, o aumento do percentual da mistura de biodiesel ao diesel vendido para o consumidor final já está funcionando na prática. O índice do biocombustível no diesel comercializado no país passou a ser de 14%.
A JBS foi a primeira empresa do país a obter a autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), para abastecer sua frota de caminhões. Localizado no complexo industrial de Lins, no interior de São Paulo, o bioponto, como é chamado, conta com duas bombas dedicadas exclusivamente ao B100 e tem a capacidade de oferecer 30 mil litros de combustível.
Fonte: Assessoria JBS
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Vendedores passam a ficar mais ativos no mercado spot. Já compradores estão retraídos, indicando estar abastecidos com cereal importado. Continue Reading Colheita de trigo ganha ritmo no Paraná e cotações recuam Jayme Porfírio Mendes venceu em junho o primeiro Super Ouro conquistado pelo Brasil na ExpoQueijo Continue Reading Produtor mineiro recebe visita da embaixadora do Queijo após prêmio histórico O projeto de lei cria um programa para estimular a instalação de sistemas fotovoltaicos por agricultores familiares. O volume representa queda de 3% ante julho, quando o esmagamento totalizou 195,7 milhões de bushels (5,33 milhões de toneladas). Continue Reading Processamento de soja nos EUA cai 3% em agosto ante julho mas é recorde para mês Decisão atende a produtores de uva e maçã, mas preocupa setor de grãos às vésperas da safra; enquanto isso, Justiça proíbe uso de herbicida 2,4-D em diversas regiões do Rio Grande do Sul Ferramenta combina imagens de satélites e inteligência artificial para identificar indícios de desmatamento, mineração, queimadas ou outras atividades irregulares. Continue Reading Governo do Brasil lança sistema para monitoramento diário da AmazôniaColheita de trigo ganha ritmo no Paraná e cotações recuam
Produtor mineiro recebe visita da embaixadora do Queijo após prêmio histórico
Comissão aprova programa para facilitar instalação de placa solar por agricultor familiar
Processamento de soja nos EUA cai 3% em agosto ante julho mas é recorde para mês
Justiça proíbe uso de herbicida 2,4-D no RS e gera embate entre agricultores; entenda
Governo do Brasil lança sistema para monitoramento diário da Amazônia