Crédito Rural: com tecnologia via satélite da Serasa Experian, Agro CPR monitora 100% da carteira de clientes e reduz inadimplência

O produtor rural encontra a celeridade que precisa para viabilizar sua produção, enquanto o credor tem acesso a informações e mais segurança para a concessão do crédito.

A tecnologia via satélite para monitoramento remoto de operações e propriedades rurais no agronegócio é fundamental na democratização do crédito rural, pois possibilita análises de risco mais assertivas e dinâmicas. Assim, o produtor rural encontra a celeridade que precisa para viabilizar sua produção, enquanto o credor tem acesso a informações e mais segurança para a concessão do crédito. Foi com esse objetivo que a AgroCPR estruturou uma operação totalmente digitalizada que amplia o acesso ao crédito sem afetar a segurança do processo de análise. Dessa forma, com a aplicação de tecnologia da Serasa Experian, primeira e maior datatech do país, a empresa reduziu a inadimplência e aumentou a recuperação de dívidas, elevando em cerca de 55% a recomposição das operações em atraso.

Por meio dessa parceria a AgroCPR ampliou o monitoramento de propriedades rurais e safras de seus clientes por satélite, uma vez que a expansão da tecnologia da Serasa Experian complementa a prática de visitas presenciais para análises no campo, trazendo mais eficiência e proporcionando uma gestão de risco completa, além de reduzir o custo logístico das operações.

A cotação da soja subirá no fim de 2025?

Com a solução CropMonitor, desenvolvida pela datatech, a AgroCPR identificou algumas alavancas de efetividade, como notificações automáticas, que trazem, por exemplo, alertas de desenvolvimento de plantio, riscos climáticos, alertas de seca, confirmação de cultura plantada, produtividade da fazenda, início e fim de colheita. Dessa forma, conectando sua esteira de gestão à ferramenta via API, a empresa, que antes geria o risco de apenas 20% de sua base considerando contratos de maior valor, passou a monitorar 100% da carteira de clientes. Ou seja, houve uma alta de 80 p.p., além do ganho em escalabilidade com a operação a um custo viável para diferentes portes e perfis de negócio.

“Entendemos a relevância da coleta e geração de dados para a concessão de crédito no campo e fomos além, aplicando tecnologia para desenvolver informações analíticas que seguem construindo um cenário de crédito rural ainda mais transparente. Com mais informação sobre seu cliente ou prospect, o credor consegue avaliar melhor o risco e adequar a oferta àquele perfil. Do outro lado do balcão, o cliente aumenta suas chances de obter o financiamento ou a compra a prazo que precisa. Isso faz a roda da economia no agronegócio girar mais rápido e de forma mais eficiente. Observar resultados como esses mostra que estamos no caminho certo para ampliar democratização do crédito rural e fortalecer o ecossistema do agro brasileiro”, afirma Marcelo Pimenta, head de agronegócio da Serasa Experian.

Com base nas informações do Farm Check e do Crop Monitor, a companhia tem acesso a dados em três dimensões: do produtor rural, da propriedade e da safra cultivada naquela área, com inteligência analítica para tomar a melhor decisão de forma mais rápida, confiável e acessível. A combinação das duas soluções traz ganhos ao fornecer informações como as do AgroScore, relativas ao histórico financeiro dos produtores, adequação às normas socioambientais, monitoramento dos contratos e garantias com visão do desempenho, acompanhamento do ciclo produtivo, identificação dos cultivos, área plantada em hectares e outros pontos relevantes sobre a safra. “Hoje já monitoramos 85% de todas as áreas financiadas pelo Plano Safra na safra corrente e vamos avançar em outros cultivares e na redução de custos para que os financiadores possam monitorar toda a carteira de crédito”, finaliza Marcelo Pimenta, head de agro da datatech.

“Por meio dessa parceria conseguimos avançar no nosso objetivo de disponibilizar para os nossos clientes, seja qual for o porte, o que há de mais avançado em gestão de crédito agrícola. Com isso, as carteiras de crédito ganharam mais governança, eficiência na recuperação de capital e valorização no mercado — refletindo em melhor imagem, maior conformidade e elevação do rating corporativo. Atualmente, monitoramos mais de 170 contratos, com o apoio das soluções da Serasa Experian, que representam 450 mil hectares de área total e 145 hectares de área agrícola, tendo R$ 800 milhões sob nossa gestão”, explica Bernardo Viana, CEO da AgroCPR.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM