Criador: cansado de cobrar os compradores de seus animais?

HES Assessoria especializada em cobranças e recebíveis de leilões de cavalos, matrizes e touros possui estrutura para dar toda a assessoria e tranquilidade aos criadores

No mercado de animais de elite e leilões rurais, onde cavalos de raça, matrizes e reprodutores são comercializados por milhares de reais em parcelas que podem chegar a 50 vezes, a gestão eficiente dos recebíveis virou um desafio para pecuaristas e criadores de cavalos. Com a inadimplência como uma ameaça constante, empresas especializadas em cobranças estão ganhando espaço como aliadas estratégicas para garantir o fluxo de caixa dos produtores.

A esmagadora maioria dos equinos de alto padrão é vendida em leilões, com pagamentos divididos em 40 a 50 parcelas. Já os bovinos reprodutores (touros e matrizes) costumam ser negociados em até 30 vezes. Esse modelo, que impulsiona as vendas e democratiza o acesso a animais de genética superior, também exige um controle rígido para evitar calotes e atrasos.

Muitos criadores não têm estrutura para acompanhar tantos contratos. Sem um sistema profissional de cobrança, o risco de inadimplência é sempre alto”, explica Sérgio Espírito Santo, proprietário da HES Assessoria. A empresa faz emissão de boletos bancários, mantendo contado direto com os compradores, cuidando que os pagamentos sejam feitos sem atrasos.

Segundo Sérgio, não existem dados oficiais sobre a inadimplência nesse segmento, mas a experiência da empresa, que atua há anos no segmento, indica que essa taxa gira em torno de 5%. “Contudo, com a atuação da HES Assessoria, a médio prazo, conseguimos reduzir esse índice para praticamente zero“, afirmou.

De acordo com Túlio Assumpção, proprietário do Art Ranch, criador de Quarto de Milha e Texas Longhorn a HES Assessoria ajuda muito na organização dos recebíveis. “A empresa mantém tudo de forma organizada e transparente. Recebemos relatórios mensais sobre a situação de cada um dos nossos animais vendidos. Sem contar que o contato com a empresa é muito fácil – sempre que temos alguma dúvida, eles nos esclarecem imediatamente” – revelou Túlio.

Entre os principais desafios enfrentados pelos criadores estão a falta de pagamento por parte de compradores que descumprem os acordos, a burocracia envolvida no protesto de títulos e na judicialização das cobranças sem suporte adequado, e os prejuízos financeiros acumulados, que, em casos extremos, podem comprometer seriamente o fluxo de caixa dos Haras e Fazendas“, explicou Sérgio.

Luiz Carlos Caromano (“Jamelão”), criador de Quarto de Milha e conselheiro da Associação Brasileira de Criadores de Quarto de Milha (ABQM), também compartilhou sua experiência. “Tenho muita satisfação em dizer que sou cliente da HES Assessoria há mais de três anos, e eles simplesmente resolveram o problema da inadimplência aqui no Haras. Depois da nossa parceria, tivemos pouquíssimos casos de inadimplência nesse período, e os que ocorreram foram rapidamente resolvidos, com o recebimento do crédito ou a recuperação da posse do animal.” – destacou o criador.

Sérgio destacou o papel estratégico da assessoria. “Nesse contexto, nossa atuação é indispensável aos criadores. Implementamos sistemas de monitoramento automatizado de vencimentos, realizamos cobranças estratégicas por telefone, aplicativos de troca de mensagens, e-mail e notificações legais, acionamos o Judiciário para recuperação de valores inadimplentes e fornecemos relatórios detalhados, permitindo que o produtor acompanhe em tempo real o status de cada contrato e, o melhor, só paga pelo nosso serviço quando receber.” – finalizou Sérgio.

Enquanto o mercado de animais de elite cresce, a profissionalização da gestão financeira se torna inevitável. Para especialistas, a tendência é que mais criadores adotem serviços especializados, transformando a cobrança de parcelas – antes um problema – em um processo eficiente e seguro.

E você criador? Já enfrentou dificuldades em receber pelos seus animais vendidos? Entre em contato com a HES Assessoria pelo WhatsApp.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM